Mídias Sociais

Política

Campos sedia importante simpósio sobre recursos hídricos nessa terça-feira, 13, em campus do IFF no Centro

Publicado

em

 

A cidade de Campos dos Goytacazes sedia, a partir nessa terça-feira, 11, o IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que prossegue até essa quinta-feira, 13, no campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Segundo a prefeitura, o evento tem o objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes, além de colaborar para consolidar parcerias e atividades nos setores de gestão das águas e de meio ambiente, inclusive para o aprimoramento de estudos e melhoria de resultados.

Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, o simpósio conta com o apoio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), da prefeitura, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e do próprio IFF.

“É de fundamental importância que o IV Simpósio de Recursos Hídricos seja realizado no Estado do Rio e especialmente aqui na cidade de Campos, diante da localização, junto à foz delta, a expressiva área territorial do município e a complexidade da grandeza e da riqueza dos recursos hídricos existente no município”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Campos, René Justen.

Ainda segundo o gestor, é preciso que haja um monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul para se estabelecer os critérios de uso da água, além da obtenção de mais dados para lidar com a crise hídrica do Estado.

“Precisamos monitorar a bacia hidrográfica do Paraíba para estabelecermos os critérios de uso da água e obtenção de dados, para formação de fundamentos para se apropriar de informação consistentes para se ter posição sólida nas discussões sobre a crise hídrica no Estado, em relação ao abastecimento da Região Metropolitana, através do Rio Paraíba do Sul e junto ao projetos de barragens a serem propostas na bacia. Viabilizar projetos na região serrana do município, para recuperação da bacia do Valão da Onça e revitalização da bacia do Rio Preto, através de revegetação das áreas de recarga”, detalhou René Justen.

Secretário de Defesa Civil, o coronel Alcemir Pascoutto também falou sobre a importância do órgão em participar do simpósio, lembrando que o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) já havia colocado a situação hídrica do município em seu programa de governo.

“No programa de governo, elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho, existia uma proposta muito importante sobre a situação hídrica do nosso município. Penso que esse momento é muito importante para a Defesa Civil. O corpo técnico estará presente em todas as oficinas disponibilizadas. Tenho a certeza que isso engrandecerá e muito o trabalho da Defesa Civil no município de Campos, pois vamos ampliar a nossa visão sabendo exatamente a importância do tema dentro de um contexto de risco da nossa região”, acrescento Alcemir Pascoutto.

A prefeitura ressalta que, além de promover debates com especialistas e profissionais ligados à gestão de recursos hídricos, essa edição do simpósio abrirá espaço para alunos e professores pesquisadores apresentarem seus trabalhos acadêmicos relacionados ao tema “Plano de Bacia e Segurança Hídrica”.

Também durante simpósio, a Secretaria de Meio Ambiente apresentará um trabalho em conjunto com a AGEVAP sobre a recuperação da Bacia do Baixo Rio Preto, enquanto que a Defesa Civil apresentará um trabalho sobre o tema “A Central de Monitoramento e a influência dos afluentes no processo de controle de segurança hídrica no município de Campos”.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana