X

Cadastros e recadastrados no setor da saúde tem sido temas em alta na Câmara de Cabo Frio

Vereadores solicitam soluções para agilizar procedimentos burocráticos na área da saúde

Cadastro do SUS deve voltar a ser realizado na próxima segunda-feira, em Tamoios, Cabo Frio

Thaiany Pieroni

 

A burocracia com relação aos cadastros e recadastramentos no setor da saúde tem sido temas abordados com frequência na Câmara dos vereadores de Cabo Frio. Nesta terça-feira, 18, o vereador Vinicius Corrêa trouxe à tona o problema da interrupção do cadastro do SUS, em Tamoios.   

De acordo com o vereador, o cadastro do cartão SUS só está sendo feito em Cabo Frio, no primeiro distrito, o que é um grande problema para os moradores de Tamoios, devido à distância. “Sabemos a dificuldade que o morador de Tamoios tem para chegar ao primeiro distrito, gastando pelo menos uma hora e meia de viagem, precisamos rever essa situação”, alarmou o vereador.

No mesmo momento, o presidente da Casa, Achilles Barreto solicitou que o vereador Miguel Alencar encaminhasse a solicitação ao prefeito e ao secretário de saúde para solucionar o caso, que de fato precisa de ações imediatas, segundo o próprio presidente da Casa.

Enquanto isso, nos postos de saúde do distrito, a informação é que o cadastro para o cartão do SUS voltará a acontecer na próxima segunda-feira.

Burocracia para o recadastramento do prontuário – Além disso, na última semana, a burocracia para o recadastramento do prontuário de atendimento também foi abordada na Câmara.

O debate deu início com a fala do vereador séias Rodrigues, que comentou sobre a necessidade de algumas mudanças na realização do recadastramento. Segundo o vereador, em Tamoios, por exemplo, cerca de 40% da população não possui comprovante de residência, o que dificulta o recadastramento e automaticamente o atendimento.

Em resposta, o vereador Miguel Alencar fez questão de explicar, que o recadastramento está sendo realizado para organizar a situação da saúde. Isso porque o número de cadastro era muito maior do que o de moradores na cidade. Miguel também explicou que a Prefeitura junto ao poder legislativo já está avaliando a possibilidade do recadastramento ser realizado de forma online, o que facilitaria a vida do cabo-friense.

De acordo com a administração do posto de saúde do bairro Santo Antônio, não há pressa para fazer o recadastramento, os moradores da localidade podem marcar suas consultas com o número do prontuário antigo e aos poucos fazerem o novo cadastro. Foi informado ainda que em casos especiais, a pessoa pode pedir prioridade para fazer o novo prontuário.

Leave a Comment