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Cabo Frio prepara projeto de concessão de aeroporto para a iniciativa privada em busca de investimentos

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A Prefeitura de Cabo Frio está realizando estudos técnicos para elaboração de um projeto para captar mais de 150 milhões de reais em investimentos para o Aeroporto Internacional da cidade, 1º aeroporto público com gestão privada no país.

De acordo com a prefeitura, o projeto para o leilão para a iniciativa privada já está em fase final de elaboração e tem o objetivo de promover melhorias e ampliações para a aviação civil, o setor turístico e a indústria do petróleo, gás energia, não apenas da cidade, mas também da região do entorno da Bacia de Campos.

Atualmente a região conta com 2 aeroportos oferecendo voos comerciais diários, nas cidades de Macaé, o Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, e de Campos dos Goytacazes, o Aeroporto Bartolomeu Lysandro.

A Prefeitura de Cabo Frio explica que, pelas regras do leilão, será vencedora a empresa que oferecer o maior valor de outorga, com mínimo estipulado a partir de 11 milhões de reais, além de arcar com os investimentos na ordem de 143 milhões de reais que serão aplicados no terminal de passageiros e na infraestrutura geral, como obras na pista, torre de controle e melhorias na rodovia de acesso ao aeroporto.

Segundo o cronograma divulgado pelo município, o projeto prevê investimentos de 43 milhões de reais no terminal de passageiros até 2024, que passará dos atuais 1.740 metros quadrados (m²) para 6.300 m², e mais 15 milhões de reais até  2028, quando a previsão é de que o espaço chegue a 8.000 m², somando 58 milhões de reais nos próximos 5 anos de uma concessão que irá até 2049.

“Os investimentos na ampliação do terminal de passageiros, e também na estrutura do aeroporto como um todo, vão colaborar de forma determinante para o desenvolvimento da aviação civil e do turismo em Cabo Frio e em toda a região, além de aumentar a capacidade de arrecadação com o incremento da indústria offshore”, acredita o presidente da Comissão de Concessão do Aeroporto, Telson Barros, que conta que 77% das receitas atuais do aeroporto são de voos relacionados à indústria petrolífera.

Inaugurado em 1998, e concedido à iniciativa provada em 2001, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, considerado o maior aeroporto do interior fluminense, conta com a 2ª maior pista de pouso do Estado do Rio, atrás apenas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOGaleão, no Rio de Janeiro.


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