Mídias Sociais

Política

Cabo Frio apresenta ferramenta Índice de Governança Municipal (IGM)

Publicado

em

 

O IGM é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração através de estudos focados na eficiência e eficácia da gestão pública

 

O município de Cabo Frio apresentará nesta sexta-feira, 29, o Índice de Governança Municipal (IGM). A ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração, através de estudos focados na eficiência e eficácia da gestão pública será apresentada a sociedade no auditório da Prefeitura, a partir das 15h.

De acordo com o Conselho a ferramenta servirá como um mecanismo de auxílio para a implantação de boas práticas de administração e como referência para tomada de decisão no âmbito municipal. O objetivo é avaliar a qualidade da gestão nas cidades brasileiras. O evento é aberto a todos os gestores municipais, secretários, representantes de associações e cidadãos que desejem compreender como funciona o índice.

“O IGM foi desenvolvido para avaliar a qualidade da gestão nos municípios brasileiros. O estudo apresenta diferentes índices agrupados em categorias fundamentais para a gestão pública, que colaboram na tomada de decisões quanto aos investimentos em áreas que necessitam de maior atenção da administração municipal”, destacou Clésio Guimarães, secretário de Fazenda.

A diretora de Ensino Profissional da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Moura, explica que são inúmeras as vantagens da ferramenta, principalmente por permitir adoção de medidas de acordo com as necessidades do município.

"O IGM é um instrumento que promete ser um divisor de águas na perspectiva da gestão pública, uma vez que sinaliza onde o processo precisa ser ajustado e onde está sendo eficiente. Sua utilização pelos gestores pode proporcionar a tomada de decisão na medida exata que promova o desenvolvimento municipal em sua globalidade”, afirmou Alice.

Para o administrador Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração, o estudo apresenta diferentes índices agrupados em categorias fundamentais para a Gestão Pública e traz importantes referências para a tomada de decisão quanto aos investimentos em áreas que necessitam de maior atenção da administração municipal.

“Cada município poderá fazer um trabalho mais objetivo, um seminário, um workshop, aquilo que for mais adequado para descobrir seus pontos fortes e fracos. Transformar a consciência da defasagem entre aquilo que a gente é e aquilo que a gente deseja ser deve formar a base para o estímulo ao processo de mudança. É neste sentido que o Índice nos fornece grandes oportunidades, servindo como um retrato da realidade de cada cidade”, observou Siqueira.

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana