Mídias Sociais

Política

Avenida Evaldo Costa, em Macaé, ganha ações de arborização e paisagismo da prefeitura

Avatar

Publicado

em

 

Desde o início do mês, diversas mudas estão sendo colocadas no canteiro central da Avenida Evaldo Costa em ação da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, juntamente com a Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, está realizando o plantio de espécies nativas ao longo da Avenida Evaldo Costa deste o início deste mês.

“O plantio foi planejado pelos engenheiros florestais lotados na Coordenadoria de Arborização e Paisagismo e executado por empresas que possuem a obrigatoriedade do cumprimento da Lei Municipal 3.010, de 2007, para retirada do Habite-se ambiental, que nada mais é que uma forma de compensar ambientalmente o município perante construções de residências e/ou estabelecimentos comerciais”, contou a pasta.

De acordo com a secretaria, as mudas são fornecidas pela própria pasta, que também faz o planejamento e a fiscalização da ação.

“O planejamento da arborização urbana é muito importante a fim de evitar conflitos com os equipamentos urbanos, tais como rede elétrica, iluminação pública, acessibilidade aos pedestres e ao trafego. Por isso a importância do profissional habilitado para tal atividade neste momento de planejamento, já que conhecemos as características particulares de cada espécie e assim minimizando os problemas listados acima e sim proporcionando benefícios ao meio urbano”, comentou a engenheira floresta e coordenadora de arborização e paisagismo da secretaria, Nathalia Oliveira.

A secretaria de Macaé informou ainda que, para esta arborização, estão sendo utilizadas as espécies de Pau Formiga, Pau Mulato e Lanterneira, todas nativas do Brasil, que possuem grande potencial ornamental e paisagístico, e são apropriadas para a arborização urbana.

Explicando a escolha pelas mudas, a pasta revelou que estas espécies foram escolhidas devido aos seus troncos retilíneos, copa alongada, pequena e rala, porte médio a grande, características que a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade entende serem importantes para o local, pois não obstruem a iluminação pública, nem dificultam a passagem de pedestres e trafego, por exemplo.

Segundo o gestor da pasta, Gerson Martins, o planejamento da arborização urbana é importante porque que proporciona uma arborização mais adequada ao centro urbano da cidade e suas necessidades.

“As árvores promovem uma adequação ambiental, gerando um melhor conforto para a cidade, atuando na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, estabiliza o microclima local pela redução das amplitudes térmicas, melhora a qualidade do ar, além da saúde física e mental dos cidadãos. Por isso, solicitamos o auxilio de todos na manutenção destes plantios, que não são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e sim de todos. Nossas árvores são essenciais para todos”, falou o secretário.

A pasta revelou também que os plantios estão sendo realizados em diversas áreas do município, sendo 360 mudas na Avenida Evaldo Costa, 160 na Avenida Industrial, 80 na Linha Vermelha, 80 na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho da ciclovia entre a entrada da Glória e o trevo da Cancela Preta, e ainda 400 mudas na Avenida Aluisio da Silva Gomes, além de outros plantios que serão executados em breve.

Mais lidas da semana