Começaram nessa segunda-feira, 12, as ações dessa semana da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde de Macaé, que seguem até a próxima sexta-feira, 16, em diversos pontos da cidade.
De acordo com a prefeitura, as ações contarão com a atuação dos agentes de combate a endemias (ACEs) em reconhecimento geográfico e visita a pontos estratégicos visando o combate ao mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, e no controle de roedores e outros serviços, além de carro fumacê.
“O objetivo do reconhecimento geográfico é determinar o número de casas e anexos existentes na área previamente delimitada, numerá-las e classificá-las de acordo com o tipo de construção, e fornecer dados necessários sobre vias de acesso e situação de cada localidade em relação às localidades vizinhas, coleções hídricas, bem como as condições sanitárias e os meios de comunicação”, detalhou o município.
Os trabalhos que se iniciaram nessa segunda acontecem no Centro, Cajueiros, Imbetiba, Aroeira, Horto, Jardim Vitória, Malvinas, Virgem Santa, Botafogo, Miramar, Visconde, Riviera Fluminense, Glória, Vale das Palmeiras, Vale dos Cristais, Imboassica, Nova Holanda, Nova Esperança, Fronteira, Ajuda, Imburo, Parque Aeroporto, São José do Barreto, Lagomar e Cabiúnas, além das localidades da região serrana.
Entre os pontos estratégicos listados pela prefeitura para as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, estão empresas, borracharias, ferros velhos e órgãos públicos localizados na Imboassica, na Imbetiba, na Glória, no Centro, na Barra de Macaé e no Novo Cavaleiros.
Já as ações de controle de roedores acontecem na Virgem Santa, Praia do Pecado, Parque Aeroporto, Cavaleiros e Centro, lembrando que, nessa semana, ainda está prevista a realização de uma ação itinerante da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, nessa quarta-feira, 14, na Bicuda Grande, na região serrana.
Entre as ações previstas no programa itinerante do órgão da Secretaria de Saúde na região serrana estão a realização de visita domiciliar, vacinação antirrábica, tratamento de roedores, reconhecimento geográfico, além de oferecer tela de caixa d’água.
Por fim, as ações do carro fumacê começaram nessa segunda, nos Cajueiros, e seguem nessa terça-feira, 13, na Nova Malvina, na quarta-feira, 14, no Jardim Franco, e na quinta e na sexta-feira, dias 15 e 16, em áreas do Centro.
“A utilização do carro fumacê (UBV) segue critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde. O uso é recomendado em localidades com alto índice de infestação para Aedes aegypti e casos notificados das doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, acrescentou a prefeitura.
Além das ações de combate a endemias, que acontecem semanalmente desde o início dessa gestão, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde atende meio do telefone, 0800-022-6461, ou pelo e-mail, cevas@macae.rj.gov.br.