Mídias Sociais

Destaque

Pesquisa: Ranking aponta Araruama e Cabo Frio como a 3ª e 4ª cidades mais violentas do estado

Publicado

em

 

Bertha Muniz

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou nesta segunda-feira (5) o Atlas da Violência em todo Brasil. Nele Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos, ocupam as terceira e quarta posições, respectivamente, no ranking das cidades mais violentas do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa é feita com dados de levantamentos entre 2005 e 2015 e é medida a partir dos números de homicídios proporcionais à população de cada município com mais de 100 mil habitantes.

No penúltimo relatório divulgado pelo Ipea, Araruama estava em 4° na Região dos Lagos e em 15° posição de cidade mais violenta do Estado do Rio de Janeiro, segundo dados do relatório do Mapa da Violência. Na época, a ficou entre os 300 municípios do Brasil que mais matam por arma da fogo, na 257ª colocação do ranking nacional, com média de 29,2 e 30,4 homicídios por ano. 

O levantamento aponta Araruama como a 43ª cidade mais violenta do Brasil, ficando no estado somente atrás dos municípios de Queimados e Itaguaí . Já Cabo Frio ocupa a 49ª posição no ranking do Ipea. Depois de ter sido apontada como a 10ª cidade mais violenta do país e a 5ª em taxa média de homicídio de jovens de 15 a 24 anos, em 2007, Macaé ocupa hoje a 121ª posição no ranking geral.

Rio das Ostras está um pouco abaixo na 98º posição. Segundo o levantamento, em 2015, apenas 111 cidades concentraram metade dos homicídios no país. Os habitantes desses locais representam 19,2% de toda a população brasileira. Outro dado que aponta desigualdade é que 10% dos municípios brasileiros, totalizando 557, concentram 76,5% do total de homicídios no país.

Mais lidas da semana