Mídias Sociais

Polícia

Operação realiza corte de energia clandestina e moradores protestam em Arraial do Cabo

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Moradores das proximidades do bairro Monte Alto, em Arraial do Cabo, acabaram realizando um protesto nesta terça-feira, 18, após uma operação realizada na localidade para combater as ligações clandestinas de energia elétrica.

A ação contou com a presença de equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar, que atuaram junto ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) e a concessionária Enel. Cerca de 300 ligações clandestinas foram desligadas.

Diante da ação, moradores bloquearam a rodovia ateando fogo em galhos de árvores e pneus, impedindo completamente o fluxo de veículos. Eles alegam, que há um processo correndo para legalizar a localidade, que é área de proteção ambiental e fazer parte do Parque Estadual da Costa do Sol.

Segundo a concessionária, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em toda a Região do Lagos, a Resolução da 414 da Aneel, que regulamenta o setor elétrico, diz que não pode haver instalação de rede de energia elétrica em áreas de proteção ambiental.

Por meio de nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo informou que a operação foi realizada pela Enel e pelo INEA com o respaldo da justiça. Não existe nenhum órgão da prefeitura envolvido na ação. Porém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente se coloca a disposição para tirar dúvidas dos moradores sobre como devem proceder.

 

Mais lidas da semana