Mídias Sociais

Polícia

Fórum trata sobre segurança para turistas da Região dos Lagos

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As ações que estão sendo planejadas para atender a segurança dos turistas, que visitam a Região dos Lagos, durante a temporada do verão, foram debatidas em um fórum realizado nesta semana, em Cabo Frio. O fórum foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Cabo Frio, a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio Convention Visits Boreau e a Polícia Militar. A palestra teve ainda a participação de representantes da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio (CCS/CF), do Sebrae e da Secretaria de Turismo de Búzios

O encontro foi ministrado pela comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Polícia Militar (BPTUR-PMERJ), tenente-coronel Luciana Rodrigues, que destacou a importância da segurança ao turista e debateu a cooperação das entidades ligadas ao setor para as melhorias no serviço. "Temos que buscar ações para a segurança do turista, mas o turismo deve ser pensado como um todo, desde ao bom atendimento nos hotéis, pelas Guardas Municipais, no comércio e, inclusive, dos moradores da cidade. O hoteleiro pode, por exemplo, dar informações sobre os locais em que não é indicado o turista ir sozinho e cuidados básicos como não deixar os pertences em espaços públicos como as praias”, frisou a tenente-coronel.

Na ocasião, o tenente-coronel Roberto Dantas, responsável pelo batalhão que atende à Região dos Lagos (25º BPM), aproveitou para anunciar medidas de reforço no policiamento na região durante a alta temporada.

“É muito importante trazer essa temática para o interior do Estado, principalmente para a Região dos Lagos, que é uma região turística que recebe um grande número de pessoas na alta temporada”, comentou o tenente-coronel Roberto Dantas, que ainda afirmou que os sete veículos usados nas rondas escolares serão remanejados para os principais pontos turísticos da região para atender as demandas relativas ao turista. Ações como uniforme e adesivo especial para as viaturas que fazem atendimento turístico, além de tendas e postos nas praias, também estão sendo analisadas.

O evento também contou com a presença dos secretários de Cabo Frio de Turismo, Radamés Muniz e do secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso, que destacaram que o município também está planejando ações para a alta temporada.

“Estamos trabalhando junto com a Postura, Meio Ambiente e demais setores municipais para organizar, mesmo com as dificuldades, um verão que busque o equilíbrio entre o lazer do turista e o respeito à rotina do morador. No verão a população de Cabo Frio se multiplica. Vamos trabalhar para manter o ordenamento da cidade”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.

Para o secretário de Turismo, Radamés Muniz, o fórum apresentou um saldo positivo, já que debateu uma área de interesse ao todo o trade da região. ”Devemos pensar Cabo Frio e região com a mesmo atenção dada aos grandes centros. Precisamos debater e solucionar as nossas demandas para atender bem o turista. Assim o visitante volta, a economia gira e toda a cidade ganha. Somos um município turístico e devemos tratar o setor com muita seriedade e comprometimento”, disse.

 

Alerta aos turistas - Vale destacar que em casos de ocorrência, o turista deve sempre procurar o posto de policiamento mais próximo e realizar o boletim de ocorrência, já que as ações de segurança são pensadas através de números e dados dos crimes, segundo a policial. A tenente destacou ainda a necessidade da legalidade dos eventos, pois a Polícia Militar precisa estar nesses locais de grande movimentação para garantir a segurança dos moradores e turistas. Em Cabo Frio, os eventos precisam ter autorização prévia de vários órgãos do Governo Municipal e o prazo mínimo para dar entrada no processo de autorização no setor de Protocolos da Prefeitura é de 30 dias.

 


 

Mais lidas do mês