Mídias Sociais

Destaque

Forças de segurança pública deflagram Operação Integração em Macaé

Bertha Muniz

Publicado

em

 

No primeiro dia de ações, quatro pessoas foram detidas, três delas com drogas, que foram encontradas por cães farejadores da Guarda Municipal.

Equipes da Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Civil e Polícia Militar deflagraram, na noite desta terça-feira (1º), a Operação Integração, em Macaé.

O objetivo é realizar o ‘cinturão’ de policiamento em torno dos locais que apresentam os maiores indicadores de roubo a transeuntes e de veículos, visando através da intensificação do patrulhamento, elevar o grau de sensação de segurança e a prevenção desses crimes, inviabilizando as eventuais rotas usadas para a fuga dos criminosos.

A operação foi realizada após a demanda do Gabinete de Gestão Integrada, em análises apresentadas pelo Conselho de Segurança Pública. Durante as ações, a Guarda Municipal irá participar com o emprego do Grupamento de Ações Operacionais (GAOp) e Grupamento de Operações com Cães (GOC) e a Secretaria de Mobilidade Urbana com a Coordenadoria de Trânsito.

O 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM) irá atuar com o efetivo da 1ª Companhia e da Agência de Inteligência, coordenados pelo comandante André Henrique.  Já a 123ª Delegacia Policial (123ª DP) atuará com o Serviço de Inteligência Policial e do Grupo de Investigação Complementar (GIC) de Roubos e Furtos sob a Coordenação do delegado titular, Filipi Poeys.

Cães farejadores conseguiram localizar os materiais entorpecentes que estavam com os suspeitos.

Balanço

Outra meta da operação é revistar veículos com uso de cães farejadores visa tirar de circulação armas e drogas e retirar das ruas veículos sem identificação. Para isso, as equipes fecharam o cerco contra a criminalidade nesta terça-feira (1º), na área central de Macaé.

A ação contou com apoio de cães farejadores que vasculharam veículos que eram parados no trânsito. Quatro pessoas foram detidas, três delas com drogas, e um jovem, por desacato a autoridade policial. De acordo com a GM, os cães farejadores conseguiram localizar os materiais entorpecentes que estavam com os suspeitos.

Horas depois, um motociclista que tentou fugir da operação que acontecia na área central, em alta velocidade, entrou na contramão, com uma gestante que estava na garupa da moto.

Ao ser alcançado, o motociclista desacatou os policiais e recebeu voz de prisão. Todos os detidos foram encaminhados para a 123ª DP de Macaé e assinaram termos circunstanciados, foram ouvidos e liberados. Eles irão responder no Juizado Especial.

O balanço da operação também apontou que vários motoristas foram flagrados sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o GAOp, alguns condutores tentaram fugir, mas todos foram alcançados pelas equipes. A Operação Integração segue diariamente, por tempo indeterminado.

 

Mais lidas da semana