O conselho tem como objetivo aproximar a Polícia Militar e as unidades escolares, trazendo o policiamento de proximidade.
O Conselho Comunitário de Segurança Escolar (CCSE) de São Pedro da Aldeia realizou na segunda-feira (31) mais uma reunião ordinária para traçar estratégias e definir ações a respeito da segurança nas escolas. O encontro aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) e contou com a presença do secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, do subsecretário de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, da coordenadora de Saúde Preventiva e presidente do CCSE, Maria Regina da Silveira, do 3° Sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente do Conselho, Joelson Corrêa. Também participaram da reunião representantes da PM, diretores escolares, servidores da educação e pais amigos das escolas. A reunião é aberta a toda sociedade civil.
Criado em outubro de 2016, o Conselho tem como objetivo aproximar a Polícia Militar e as unidades escolares, trazendo o policiamento de proximidade. Dessa forma, os policiais vão às escolas, salas de aula, fazem visitas e palestras para pais e alunos, além de abordar os desafios e necessidades da segurança pública escolar no município. Os encontros acontecem mensalmente.
Segundo o secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, a pasta apoia incondicionalmente essa aproximação com a Polícia Militar. “Esse tipo de aproximação entre a dimensão preventiva e a dimensão vivencial e executiva é de vital importância para o futuro das nossas escolas e da nossa cidade. Quanto mais preventiva a ação, menos traumática ela é”,afirmou.
A reunião desta segunda-feira (31) abordou as realizações do primeiro semestre e avaliação dessas atividades, além do planejamento de ações para realização do I Fórum Municipal de Segurança Escolar, que acontecerá no mês de outubro.
A coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED e vice-presidente do CCSE, Maria Regina da Silveira, falou sobre o órgão “O Conselho visa minimizar os conflitos, em um espaço de discussões para tratar dos assuntos de segurança escolar, como a prevenção ao uso de drogas em torno das escolas, os riscos e vulnerabilidades do adolescente, buscando estratégias para o problema ser minimizado. Formamos uma rede de prevenção através de parcerias, com PM, SEMED, Universidade Veiga de Almeida, Alcoólicos Anônimos, Ordem Pública e líderes religiosos”, explicou.