Mídias Sociais

Destaque

Cães se destacam no apoio a Guarda Municipal de Carapebus

Bertha Muniz

Publicado

em

Dois cães atuam na busca e apreensão de entorpecentes e armas e, mais dois, que ainda estão em treinamento, em breve serão liberados.

O Departamento de Operações com Cães (DOC) da Secretaria de Segurança e Trânsito da prefeitura de Carapebus, vem sendo um grande aliado no reforço às medidas segurança do município. O DOC atua em operações de apoio as polícias Militar e Civil, Federal e Ministério Público em municípios vizinhos, no combate ao crime organizado. O departamento, conta com dois cães atuando na busca e apreensão de entorpecentes e armas e, mais dois, que ainda estão em treinamento, em breve serão liberados.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Roberto Borges, as operações são sempre sigilosas e quando solicitado o apoio dos animais, os mesmos são acompanhados pelos Guardas Municipais que treinam e trabalham diretamente com os cães. Os animais são das raças: Labrador, Pastor Canadense e Pastor Anelados com Malinois.

Ainda de acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Roberto Borges, os cães ajudam no cotidiano dos serviços da Guarda Municipal e em operações especiais fora do município. “Os animais são acionados quando têm ocorrências para busca e apreensão de drogas e armas. Eles são ágeis e úteis, principalmente nos trabalhos de difícil acesso, reduzindo o tempo de serviço em que um guarda ou um policial levaria para encontrar, devido ao seu faro aguçado”, falou Borges.

Segundo o secretário, o DOC aceita doação de filhotes de cães, das raças Rottweiler ou Pastor Alemão, e quem quiser doar pode deixar na sede da guarda. “O ideal é iniciar o treinamento até um ano de idade, pois cada raça tem uma característica específica para auxiliar nosso trabalho”, destacou o secretário.

 

Mais lidas do mês