Mídias Sociais

Polícia

Cabo Frio é a única cidade do interior do Estado a registrar redução no índice de homicídios

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A cidade de Cabo Frio foi a única do interior do Estado do Rio de Janeiro a registrar uma redução no índice de homicídios. A informação tem como base os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), que identificaram um aumento significativo no índice de letalidade violenta no interior do Estado.

De acordo com os dados, Cabo Frio teve redução de 20,9% no número de homicídios no primeiro trimestre de 2018 comparado com o mesmo período do ano passado. No ano passado foram registrados 43 assassinatos nos três primeiros meses de 2017, enquanto neste ano foram 34.

O delegado da 126ª Delegacia de Cabo Frio, Marcelo Braga, afirma que as prisões realizadas nos últimos meses junto com as elucidações dos casos influenciaram na diminuição do índice.

“Fomos o único município dos considerados grandes do interior que conseguiu diminuir os homicídios. Todos os outros aumentaram. Com o elevado número de prisões feitas pela 126ª DP somados com os esforços da nossa Área Integrada de Segurança Pública (AISP), obtivemos o primeiro lugar em número de prisões e o quarto no número de apreensões de armas de fogo em todo o Estado do RJ. E isso refletiu na queda dos índices de homicídios”, explicou o delegado.

A Guarda Civil Municipal cabo-friense também atua diariamente em vários pontos da cidade para ajudar na coibição de ações ilegais e na segurança da população. Na última sexta-feira, 27, agentes apreenderam cerca de 1,4 Kg de maconha no Morro da Guia, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio.

“Nossa atuação para a redução da violência acontece de forma preventiva com a ocupação das vias e de logradouros públicos seja com a fiscalização do trânsito, com viaturas e motocicletas, ou com agentes em pontos estratégicos, como o trailler na orla da Praia do Forte, a base integrada do Peró e a guarita da Praça Porto Rocha. Temos ainda o ROMU, que é a ronda ostensiva que coíbe a flanelagem e os pequenos delitos que porventura ocorrem”, explicou o comandante da Guarda, Isaías Brandão.

O prefeito Marquinho Mendes comemorou o resultado e agradeceu a parceria das polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal. “O comandante do 25°BPM e o  delegado da 126ª DP estão fazendo um belo trabalho em parceria com a nossa guarda, colaborando para garantir a segurança na cidade. A segurança é uma preocupação constante, tanto da população como dos turistas. Estes números positivos colaboram para gerar um clima de tranquilidade e isso é muito bom”, afirmou o prefeito.

Mais lidas da semana