Mídias Sociais

Meio Ambiente

BRK Ambiental apresenta programa de educação ambiental para alunos da rede pública municipal de ensino de Macaé

Publicado

em

 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé e Rio das Ostras, realizou nesta semana, a apresentação do programa Olho Vivo no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, em Macaé.

A iniciativa vai de encontro as datas comemorativas que fazem alusão à preservação, como o Dia Internacional da Reciclagem, em maio, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho.

O programa Olho Vivo, que tem o objetivo de estimular novos hábitos com relação ao meio ambiente, inclui um conjunto de ações realizadas virtualmente, composto por palestra, oficina de reciclagem e aplicação de jogo educativo, promovendo o entendimento sobre o descarte adequado de resíduos e os impactos dessa postura para a manutenção dos sistemas de saneamento.

“Como premissa dos trabalhos que prestamos à população, as contrapartidas socioambientais são importantes na formação da consciência sobre o saneamento. Sendo assim, mesmo no período de pandemia, nos adequamos para compartilhar conhecimento com projetos que podem ser apresentados de forma remota”, explicou a responsável pelo setor de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Macaé e Rio das Ostras, Mila Oliveira.

Segundo a concessionária, a parceria com o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel acaba por complementar projetos ambientais desenvolvidos na unidade municipal de ensino, como a Horta Suspensa e o Produzindo Autonomia, que recicla óleo doméstico para produção de sabão em barra, líquido e velas decorativas.

“Com a pandemia, não estamos tendo aulas presenciais, mas seguimos preocupados em falar sobre preservação ambiental. A escola, ao longo dos anos, tem esse cuidado para que os alunos levem esses conceitos para casa e entendam que a mudança de atitude deve partir de todos nós”, contou a professora Gloria Maria de Almeida.

A BRK Ambiental acredita que a realização do programa Olho Vivo é importante por abordar temas que estão presentes na vida de todos, já que o tratamento de esgoto está ligado ao saneamento e a saúde.

“Por isso é preciso inserir o tema no dia a dia para uma maior conscientização sobre o meio ambiente. Prova disso, é que, ao longo da apresentação, muitos identificaram situações do dia a dia que poderiam ter sido evitadas com os cuidados necessários a todos para o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário”, completa a empresa.

Alunas do 6º ano, Lorhany Rocha e Isabela Azevedo elogiam a iniciativa e concordam que os programas de conscientização dos alunos da rede pública municipal são importantes para que crianças e jovens adquiram novos hábitos em relação ao meio ambiente, lembrando casos semelhantes que aconteceram com as duas.

“Lavava a mão após pentear o cabelo e a pia acabou entupindo por conta dos fios que vão pelo ralo”, conta Lorhany.

“Quando chovia muito, entupia tudo e meu pai tinha que tirar o lixo da rede”, lembra Isabela.

Também no 6º ano, Maria Vitoria de Souza Lessa faz coro com as colegas de escola e e revela que o programa ensina sobre temas importantes que fazem parte da rotina da casa dos estudantes, melhorando sua relação com o meio ambiente.

“Já estudei que não pode jogar o óleo de cozinha na pia porque, do contrário, polui rios e mares”, disse.

Outras iniciativas da BRK Ambiental seguem em atividade, de forma remota, para reforçar a importância do saneamento para a saúde e o meio ambiente, como o programa Portas Abertas, que promove palestras e disponibiliza um tour virtual nas Estações de Tratamento para apresentar a operação do sistema de esgotamento sanitário, e da apresentação interativa Vilões do Esgoto, que apresenta os benefícios do saneamento aos estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Os interessados podem realizar o agendamento pelo telefone (22) 99878-0023 ou pelo e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana