Mídias Sociais

Meio Ambiente

Baleia encontrada encalhada em Quissamã foi removida em uma operação que durou cerca de 7 horas

Publicado

em

 

Uma baleia encontrada no litoral de Quissamã foi removida e enterrada nesta semana em uma operação que durou cerca de 7 horas. O animal estava entre as praias do Visgueiro e de João Francisco. A remoção precisou contar com maquinário da prefeitura e uma equipe de veterinários em monitoramento ambiental pela Petrobras.

A remoção foi bastante desafiadora para a equipe por conta do tamanho do animal. Os responsáveis precisaram utilizar tratores de grande porte, uma retroescavadeira de pneu e outra de esteira para concluir a operação. O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca acompanhou o processo.

“Foi uma operação que começou cedo e só terminou às oito da noite. A equipe de monitoramento ambiental, que atua como parte de uma compensação ambiental da Petrobras, coletou amostras para análise e identificação da causa da morte”, explicou o secretário.
Especialistas envolvidos na operação acreditam que a baleia possivelmente é da espécie Jubarte. As autoridades competentes deram início a remoção com o objetivo de evitar transtornos aos banhistas e turistas da cidade. O objetivo era concluir a operação antes mesmo do feriado, período em que as praias estão naturalmente mais movimentadas. “A presença da baleia poderia causar transtornos, então agimos rápido para removê-la antes que chegasse à faixa de areia”, afirmou Luiz Carlos.

As autoridades responsáveis agora se concentram em buscar mais informações sobre a origem e as causas da morte do animal por meio da análise do material coletado.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana