Mídias Sociais

Geral

Macaé realiza neste sábado (27) Dia D contra a febre amarela

Publicado

em

Em Macaé, 12 postos estarão funcionando das 8h às 16h.

 

Da redação

 

A Secretaria de Saúde de Macaé realiza, neste sábado (27), o Dia D de mobilização contra a febre amarela. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde acontece em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Em Macaé, 12 postos estarão funcionando de 8h às 16h.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-Cin, garante que a vacinação será feita com dose padrão, sem fracionamento. Para receber a vacina contra a febre amarela é necessária apresentação do comprovante de residência.

Podem se vacinar pessoas de nove meses a 59 anos que não tenham contraindicação para o uso da vacina. A dose é única e vale para toda a vida.

Ela lembrou ainda, que as pessoas vacinadas devem aguardar quatro semanas após a vacinação para doar sangue e/ou órgãos. O município já imunizou 98% da população-alvo, cerca de 195 mil pessoas.

Vacina

A vacina contra a febre amarela não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até 6 meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

As doses geralmente produzem poucos efeitos colaterais. Cerca de 5% das pessoas podem desenvolver, cinco a dez dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo infrequente a ocorrência de reações no local de aplicação. Reações de hipersensibilidade são muito raras e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina.

Quem já tomou a vacina contra a febre amarela pelo menos uma vez na vida não precisa de uma nova dose, esclarece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seu site oficial, seguindo também a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira abaixo lista dos locais de vacinação em Macaé neste sábado (27) de 8 às 16 horas:

  1. ESF LAGOMAR
  2. ESF FRONTEIRA
  3. PRONTO SOCORRO AEROPORTO
  4. PRONTO SOCORRO MUNICIPAL
  5. CASA DA VACINA
  6. ESF CÓRREGO DO OURO
  7. ESF GLICÉRIO
  8. ESF TRAPICHE
  9. ESF FRADE
  10. ESF SANA
  11. ESF BICUDA
  12. POLICLÍNICA NOVO CAVALEIROS

Da redação

Crédito: João Barreto

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas do mês