Mídias Sociais

Destaque

Coleta de óleo vegetal alcança a marca de mais de 2.500 litros em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Há dois anos fomentando a coleta de óleo vegetal em Macaé, a Secretaria de Ambiente comemora a marca de 2.530,5 litros coletados nos primeiros cinco meses de 2016. A quantidade supera o total arrecado em todo o ano de 2015, que alcançou a marca de 1.592,5 litros. A campanha conta com a participação da população que, de forma voluntária, recolhe o material e entrega nos 10 pontos de coleta espalhados pelo município.

O secretário municipal de Ambiente, Gerson Lucas Martins, acredita que o sucesso da ação, que ajuda a preservar o meio ambiente, se deve à participação da população que compreendeu a importância campanha e tem se mobilizado.

- A secretaria atua como fomentadora dessa iniciativa. Temos visto esse aumento na participação das pessoas que entenderam a idéia. Se descartado de forma incorreta, o óleo vegetal causa muitos danos e contamina solos, rios, mares. A população tem compreendido essa necessidade, explica o secretário.

O geógrafo Sávio Magaldi, coordenador do setor de ‘Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, da secretaria de Ambiente, explica que é preciso que as pessoas se mobilizem, recolham o óleo, coloquem na garrafa pet e leve aos pontos de coleta. Após essa entrega, o material é encaminhado a cooperativas vinculadas ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) onde será reciclado.

Food Truck – Dois coletores de óleo serão instalados no II Festival de Food Truck, que acontece no próximo fim de semana ( 17 a 19), na Imbetiba. Haverá dois coletores no espaço e, ainda, a coleta individual em cada truck. A expectativa da secretaria é de poder dar o destino correto ao óleo que será reciclado. O material é transformado em produtos de limpeza como detergente e sabão.

Coleta - Os postos de coleta, em Macaé, são: em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência, no Cavaleiros; no distrito do Sana, Base Operacional da Secretaria de Ambiente; na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros); Colégio Luiz Reid (Centro); Base Operacional na Lagoa de Imboassica (bairro Morada das Garças); Macaé Facilita, na Barra; Macaé facilita Córrego do Ouro; Mercado de Peixe, no Centro; na entrada principal do Mirante da Lagoa e na rua W5, no Lagomar.

Para fazer o recolhimento do óleo é fácil. Após o uso, basta deixar esfriar. Logo após, coe o óleo e coloque em uma garrafa pet. Em seguida, é só ir a algum dos pontos de coleta.

Mais lidas da semana