Os resultados do último final de semana cruzaram os caminhos de Goytacaz e Americano no Campeonato Carioca da Série B1. Ambos vão se encontrar agora na semifinal da Taça Santos Dumont, nesta quarta-feira, dia 5, às 19h no Estádio Ary de Oliveira, o Aryzão. A partida é de longe uma das que mais chamam a atenção da imprensa e torcedores. Afinal de contas colocará frente a frente uma das maiores rivalidades, senão a maior, do interior do Rio de Janeiro. Dessa batalha só sairá um sobrevivente, que seguirá firme na disputa do título do turno.
As equipes chegam para a semifinal com campanhas para lá de consistentes, o que traz ao jogo um ar de “final” antecipada, apesar da também excelente campanha do Audax-Rio, um dos grandes favoritos ao título. O Goytacaz teve um início avassalador. Com cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas, o Alvianil da Rua do Gás já mostrou logo de cara que poderia vir a brigar por algo mais na competição. O objetivo é conquistar o acesso e garantir uma vaga na elite do futebol carioca.
Após nove rodadas, o Goytacaz fechou a fase de classificação na liderança do Grupo B. O Alvianil da Rua do Gás somou 21 pontos, tendo uma campanha de seis vitórias e três empates, o que totaliza um aproveitamento de aproximadamente 78% dos pontos disputados. Uma campanha sólida e de postulante ao título.
O Americano também não fez por menos. Assim como nos últimos anos, a equipe tem mostrado um time competitivo e que mais uma vez vai brigar pelo acesso. Talvez sua maior característica seja a consistência, oscilando pouco ao longo de toda a primeira fase. É sem dúvida um dos favoritos ao título do primeiro turno.
O Americano disputou dez partidas na primeira fase e chega com uma campanha de sete vitórias e três empates, o que dá um aproveitamento de exatos 80% dos pontos disputados. Ao lado do Audax-Rio, o Americano passeou no Grupo A. As duas equipes terminaram a primeira fase com campanhas idênticas e 24 pontos conquistados, mas o Audax levou vantagem no saldo de gols (17 contra 9).
Na outra semifinal da Taça Santos Dumont, o Audax-Rio encara o Duque de Caxias. A partida também será disputada nesta quarta-feira, dia 5, só que às 15 horas, no Estádio Moça Bonita.
Sérgio Barcellos
foto Leonardo Berenger