Mídias Sociais

Esporte

Etapa da WSL em Saquarema sofre mudanças após troca de sedes de etapas

Publicado

em

 

A World Surf League (WSL) anunciou algumas mudanças no calendário da elite do Circuito Mundial, chamado de Championship Tour (CT), para a temporada 2026, com uma troca de etapa, da África do Sul para a Nova Zelândia.

Com a mudança, e a saída de Jeffreys Bay (J-Bay), na África do Sul, e a entrada de Manu Bay, na cidade de Raglan, na Nova Zelândia, a etapa de Saquarema também sofreu alterações, passando a ser a 6ª etapa, prevista para acontecer de 19 a 27 de junho.

De acordo com a WSL, a saída de J-Bay do calendário do Circuito Mundial acontece por questões financeiras locais, que inviabilizariam a realização da etapa da África do Sul, cujos investimentos seriam avaliados em 4 milhões de dólares.

Segundo reportagem da revista especializada Stab Magazine, da Austrália, o motivo da saída de J-Bay foi o alto custo, considerado o mais caro do calendário, além de patrocínios menores e horários pouco atrativos para a audiência.

A mudança acabou afetando a numeração das etapas, impactando na etapa de Saquarema, que seria a 5ª conforme o calendário anunciado pela WSL em julho do ano passado, e passará a ser a 6ª etapa do Circuito Mundial 2026.

Com a saída de J-Bay, que era a 6ª, a nova etapa de Manu Bay passará a ser a 4ª, atrasando em algumas datas as etapas de Punta Roca, em El Salvador, e a de Saquarema, originalmente 4ª e 5ª segundo o calendário divulgado em 2025.

“Estamos empolgados em dar as boas-vindas a esse novo destino do 50º ano do CT do World Tour. Com um estilo de onda de alta qualidade, Manu Bay, em Raglan, é uma excelente adição ao tour e isso só foi possível graças ao valioso apoio do Governo da Nova Zelândia”, afirmou disse o CEO da WSL, Ryan Crosby.

Apesar das mudanças, a final segue inalterada, prevista para acontecer em Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro, com as etapas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e de Peniche, em Portugal, se mantendo como as duas etapas após a linha de corte.

O Circuito Mundial 2026 será disputado em 12 etapas, com a participação de 36 surfistas no masculino e 24 no feminino, representando um acréscimo frente às 18 atletas que iniciaram a temporada 2025.

Depois de 9 etapas, os 24 mais bem colocados no ranking masculino e as 16 melhores no ranking feminino avançam para as etapas 10 e 11, com a disputa do título mundial acontecendo na 12ª e última etapa.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana