Termina nessa sexta-feira, 14, o prazo para os interessados que desejam se inscrever nas mais de mil vagas disponibilizadas pela Secretaria de Educação para as creches da rede pública municipal de Rio das Ostras no ano letivo de 2026.
Segundo a prefeitura, o processo está sendo realizado sem filas na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, no Nova Esperança, das 9h às 16h, lembrando que a inscrição só pode ser feita pelo responsável legal da criança.
Depois de uma semana com dias de inscrições direcionadas, nessa sexta, último dia do prazo, as inscrições serão abertas para todas as vagas disponíveis em turmas de Creche I, II, III e IV, cuja idade varia entre 6 meses e 3 anos de idade.
De acordo com o cronograma publicado pela Secretaria de Educação nessa quinta-feira, 13, as vagas são detalhadas conforme a data de nascimento das crianças, para facilitar a identificação dos pais e responsáveis.
Para a Creche I, as vagas são para crianças nascidas entre 1º de abril de 2025 e 30 de setembro de 2025; para Creche II, entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025; para Creche III, entre 1º de abril de 2023 e 31 de março de 2024; e para Creche IV, entre 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023.
Além do Colégio Municipal Professora América Abdalla, as inscrições ocorrem também em unidades mais afastadas da região central, como no Mar do Norte, na Escola Municipal Enedina Fidélis Moreira, em Rocha Leão, na Escola Municipal Henrique Sarzedas, e em Cantagalo, na Escola Municipal Trindade.
A prefeitura lembra ainda que a seleção das vagas está sendo realizada por meio de pontuação, que pode acumulada pelos critérios de ser beneficiário do Programa Bolsa Família, ter Número de Identificação Social (NIS) com cadastro no município, e quantidade de irmãos com idade até 17 anos, além de tempo de moradia no município e ser filho ou filha de mãe adolescente estudante.
Para efetuar a inscrição, os pais ou responsáveis devem apresentar original e cópia dos documentos relacionados à pontuação, além de certidão de nascimento da criança, carteira de identidade e CPF do responsável, e comprovante de residência atual de até 2 meses anteriores (setembro).
“Em caso de criança com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Altas Habilidades/Superdotação, deverá ser apresentado laudo/documento médico para garantir prioridade no atendimento. Para comprovação de doença incapacitante, deficiência ou mobilidade reduzida por parte dos pais ou responsáveis da criança, deverá também ser apresentado laudo/documento médico no ato da inscrição”, acrescenta a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta, a relação com a classificação geral preliminar, com destaque para as crianças classificadas de acordo com as vagas oferecidas, será publicada no Jornal Oficial do Município, no próximo dia 28 de novembro, com período de recursos nos dias 1º e 2 de dezembro, e divulgação da classificação final no Jornal Oficial no próximo dia 12 de dezembro.
Já para as crianças classificadas conforme a pontuação final, o processo de efetivação da matrícula, que também deve ser feito pelos pais ou responsável, acontece exclusivamente na unidade escolar indicada, entre 19 e 26 de janeiro de 2026.