Mídias Sociais

Destaque

Presidente da Firjan Norte Fluminense assina carta-compromisso pelo desenvolvimento durante evento em Macaé

Publicado

em

 

Durante o Encontro para o Desenvolvimento Regional realizado nesta quinta-feira (2) em Macaé, o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, assinou uma carta-compromisso com o objetivo de colaborar com a implantação de programas e ações voltadas para o desenvolvimento regional. O evento, organizado pelo Governo do Estado, reuniu representantes de diversas instituições, empresas e prefeituras de oito municípios do Norte Fluminense.

A abertura do encontro contou com apresentações dos participantes presentes ao encontro, entre eles o presidente da Firjan Norte Fluminense. Em seu discurso, Francisco Roberto destacou a importância do Governo do Estado investir no interior – em consonância com o que também afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinicius Farah, durante a abertura do evento.

“Olhar para o interior é de suma importância e só vai contribuir com o desenvolvimento regional e de todo o Estado – destacou Francisco Roberto. - Eventos como este são importantes para unir numa mesma sala, discussões sobre projetos e iniciativas que buscam objetivos em comum. E a Firjan, com seu corpo técnico e uma série de estudos sobre o tema, é ator fundamental nesse processo”.

O coordenador da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, Gualter Scheles, e o membro da Comissão, José Walmir Dias, também estiveram presente e acompanharam as apresentações do painel “Perspectivas do mercado de Óleo e Gás”. As palestras foram feitas por autoridades, entidades e empresas, como Petrobras e Rede Petro-Bacia de Campos, além do gerente de projetos de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Thiago Valejo, que apresentou o novo ciclo industrial a partir do Petróleo e Gás.

“A integração energética se dá a partir do mercado de petróleo e gás, que vai viabilizar o desenvolvimento de outras energias. E a Firjan, por meio do SENAI, está à disposição para contribuir com esse movimento, que vai exigir cada vez mais qualificação profissional”, disse Valejo.

À tarde, houve ainda a oficina “Panorama do Desenvolvimento Regional”, cujo objetivo é promover um amplo debate sobre vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento das diferentes regiões fluminenses.

Representando a Comissão, José Walmir Dias, acompanhou a oficina, na qual foram discutidas oportunidades de investimento na região a partir de suas principais vocações. A oficina deu um panorama dos caminhos e ações que podem alavancar o desenvolvimento integrado, e os respectivos desafios e gargalos estruturais - como saneamento básico, manutenção de estradas, BR-101 e Estrada de Ferro 118, que são pleitos da federação junto às autoridades competentes.

O evento contou ainda com um salão de negócios que auxiliou empresários a se tornarem fornecedores do Governo do Estado e das prefeituras; uma Rodada de Negócios do Compra RJ, que buscou aproximar grandes compradores de fornecedores da região; e uma área de atendimento com stands das instituições como AgeRio, Codin, Jucerja, prefeituras, Sebrae e outras instituições. Participaram ainda representantes de Macaé, Campos, Conceição, Cardoso, Carapebus, Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Foto: Luis Alvarenga.

Mais lidas da semana