Acompanhada por seu vice, prefeita foi recebida por representantes da Prumo Logística, administradora do Porto.
A Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (PODE) e seu vice, Marcelo Batista (PRB), participaram nesta semana de uma visita técnica para conhecer a estrutura do Porto do Açu, em São João da Barra.
Na ocasião, os gestores de Quissamã foram recepcionados por Caio Cunha e Izabel Sousa, respectivamente, gerente e coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo Logística, administradora do Porto, acompanhados por secretários, coordenadores e assessores do governo, vereadores, empresários e representantes do setor de Educação do município.
Durante o encontro, os políticos assistiram a um vídeo institucional do projeto, falando sobre as empresas instaladas e as que têm compromisso de atuar no Porto, que é de 130km², com 15km de linha de costa, sendo o quarto maior do país, nessa categoria, e o primeiro porto privado no Brasil a ser operado, gerido e com investimentos 100% de iniciativa privada.
Atualmente o Porto do Açu conta com 13 empresas em operação, que dividem os terminais em multicargas, de minério de ferro, de petróleo, de combustíveis marítimos, para serviços integrados para óleo e gás, e a base dos clientes.
Durante a visita, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, questionou sobre as demandas do Porto quanto às áreas com mais oferta de vagas para profissionais, já que o município oferece capacitação gratuita através do SENAI, para saber se as mesmas estão contempladas.
A Prefeita de Quissamã agradeceu pela recepção e pela aula, que foi a apresentação gerente da Prumo, durante o vídeo, e falou que não poderia fazer a visita, pensar em desenvolvimento e conhecer um projeto dessa magnitude sem levar junto as lideranças locais.
“Viemos aqui para conhecer e nos apropriar deste espaço como um espaço de emprego e geração de renda não só para São João da Barra, mas para o Estado do Rio, para o país. E ficamos naquela ansiedade, porque hoje o nosso maior desafio é criar postos de trabalho, geração de renda que inclua nossa população e a gente olha muito ali para Macaé. Mas agora precisamos olhar também para cá, porque Quissamã está muito perto daqui. E quando a gente pensa na questão do transporte e prepara o município para ocupar este espaço, amanhã poderemos estar aqui com nossos trabalhadores. Porque vai entrar quem estiver melhor preparado, não quem mora mais perto e nós estamos qualificando, através do Senai. Hoje, ou vamos por esse caminho ou ficamos pela estrada”, afirmou Fátima Pacheco.
Outra proposta da prefeita, ao levar o grupo, é que as figuras importantes de seu governo pudessem ver e entender, “guardadas as devidas proporções”, a grandiosidade de um Porto e o que o mesmo pode trazer para Quissamã, quando for possível realizar as obras do complexo de Barra do Furado, como postos de trabalho e retorno em impostos.
Participaram da visita também os secretários de Gabinete, Luciano Lourenço; de Fazenda, Simone Moreira; de Controladoria, Gabriel Siqueira; de Governo, Marcinho Pessanha; de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo; de Assistência Social, Tânia Magalhães; de Administração, Udete Ferriol; e de Educação, Róbisson Serra; os coordenadores especiais de Comunicação, Paulo David Nogueira; de Esporte e Juventude, Cássio Reis; de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas; de Transporte, Fábio Castro; de Segurança pública, Janderson Chagas; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes; assessor de Transporte, Marcos Aurélio de Souza; o coordenador de Habitação, da Assistência Social, Leone Cordeiro; o coordenador de Defesa Civil, Marcos Alves; o diretor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna Jurubatiba), Marcelo Pessanha; o Presidente da Câmara, Luciano Pessanha (PRB) e os vereadores José Borba (PMDB), Léo da Sis (PMB), Xande Moreno (PSDB), Calico (PRB), Luiz de Acil (SD) e Chiquinho Arué (PSDB).
Tunan Teixeira
Foto: Divulgação
Leave a Comment