Mídias Sociais

Economia

Firjan aponta queda na produção nacional em 2022, mas comemora recriação de ministério no governo Lula

Publicado

em

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou um novo balanço sobre a produção da indústria brasileira com base em informações do mês de novembro de 2022, quando a produção caiu 0,1% em relação ao mês anterior, tendo uma queda de 0,6% no acumulado dos primeiros 11 meses do ano passado.

“Fato é que a atividade da indústria nacional tem sido impactada por um cenário interno e externo bastante desafiador. No âmbito doméstico, a taxa de juros elevada encarece o crédito para o investimento e compromete a recuperação da produtividade de importantes segmentos industriais. No mercado externo, a perspectiva de desaceleração da demanda global e as indefinições sobre a guerra no Leste Europeu (entre Rússia e Ucrânia) repercutem de maneira negativa sobre o setor industrial. Diante deste cenário, é imprescindível e urgente a construção de um novo arcabouço fiscal e uma agenda de reformas estruturais que garantam a credibilidade fiscal, a retomada da confiança do empresário e o emprego para a população”, entende a Firjan.

Gerente de Estudos Econômicos da Firjan, João Goulart defendeu a necessidade de reformas estruturais pelo governo para garantir crescimento sustentável e o bem social, não havendo espaços para o que ele chamou de “atalhos”.

Na última quarta-feira, 4, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, participou da posse do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB-SP), em Brasília, com quem teve uma reunião de trabalho após a posse.

A pasta foi uma das que foram recriadas pelo presidente Lula (PT-SP) em seus primeiros dias de governo, atendendo a uma demanda da própria Firjan em documento produzido pela entidade em agosto de 2022.

“A recriação do ministério será essencial para o desenvolvimento do país. Na agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0, documento que produzimos em 2022 com contribuições para políticas públicas dos governos, federal e estadual, destacávamos esse pleito, agora atendido”, comentou o presidente da Firjan.

Na reunião realizada no gabinete da vice-presidência, Alckmin teria se mostrado bastante interessado pelos pontos destacados na agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0, agradecendo as contribuições do documento, sinalizando interesse em aprofundar informações junto ao presidente da Firjan.

Segundo Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, a Federação reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da indústria fluminense e nacional, e com a retomada do crescimento econômico no Estado e no país, defendendo ainda o fomento de setores estratégicos para fortalecer a competitividade da indústria nacional.

“A expectativa é que o novo ministério se dedique a ações nesse sentido. Desejamos sucesso a todos os empossados e nos colocamos à disposição para contribuir com proposições que caminhem na direção do desenvolvimento do país”, completou o presidente da Firjan.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana