X

Especial 40 anos Bacia de Campos: Dr. Aluízio lança dois movimentos em prol da retomada da Bacia de Campos, no ano em que área de exploração completa 40 anos

Reunião do prefeito de Macaé Aluízio Santos Júnior com entidades que prestaram serviço durante a feira Brasil Offshore. Macaé/RJ. Data: 28/06/2017. Foto: Rui Porto Filho

Iniciativas garantem à Bacia de Campos todo o suporte para atender a recuperação do crescimento na região

Bertha Muniz

No ano em que a Bacia de Campos, maior bacia petrolífera na costa brasileira, completa esta semana 40 anos de produção, o prefeito de Macaé, Dr Aluizio, lançou duas importantes campanhas visando mobilizar a sociedade e a indústria, sobre a importância de iniciativas que garantam à Bacia de Campos todo o suporte para atender a retomada do crescimento na região.

O movimento "Bacia de Campos, é preciso investir", criado em junho, pouco antes da Brasil Offshore, provou que apesar da dificuldade, há um otimismo com o cenário a curto prazo. Na época, o prefeito de Macaé, deixou clara a necessidade de revitalizar e voltar a trabalhar de forma firme na Bacia de Campos. “A evidência é que se a gente quiser sair da crise o mais rápido, é preciso retomar os investimentos do setor de óleo e gás, com a revitalização dos campos maduros localizados na Bacia de Campos”, destacou Dr Aluizio.

O prefeito frisou que a redução de produção na Bacia da Campos gerou desemprego na região, com cerca de menos 40 mil vagas, diretas e indiretas. Mesmo com as mudanças no setor de exploração e produção de petróleo, que começaram a ser discutidas na última edição da Brasil Offshore, em 2015, o cenário para retomada de vagas de emprego exige ações a curto prazo. O foco em parcerias já está previsto pela Petrobras. Dr Aluizio, também presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), anunciou que a perspectiva pode gerar um novo cenário para o retorno dos empregos já em 2018.

“A cada U$ 1 bilhão investido são gerados cerca de 25 mil empregos. E a cada mil empregos na indústria de petróleo, são gerados mais mil empregos indiretos. É preciso que todos nós compartilhemos desse movimento ‘Bacia de Campos é preciso investir’, para que a cidade e a região voltem a crescer. A cidade participou de forma unânime da feira, todo mundo quis que desse certo e deu. E está muito próximo de fazermos essa virada”, completou o prefeito de Macaé.

 

Já no fim de julho, Dr Aluizio, lançou o movimento “Menos Royalties, Mais Empregos”. Na época, ele chegou a conversar com o presidente da Petrobras, Pedro Parente para apresentar uma proposta de redução dos royalties dos campos maduros de 10% para 5%. A asserção visa o aumento da produção de petróleo na Bacia de Campos, consequentemente, estimulando a geração de empregos na região. Segundo Aluizio, os 10% de royalties do pré-sal continuariam mantidos. A iniciativa favorece a exploração nos poços maduros, localizados nesta região, com impacto positivo na economia dos municípios e do Estado. Com a expectativa da geração de 20 mil empregos com o retorno dos investimentos nos campos maduros, cerca de 50% de trabalhadores desempregados podem ser recolocados no mercado de trabalho da cidade.

 

 

 

 

 

Leave a Comment