Mídias Sociais

Destaque

Em 2019, 42 blocos nas bacias de Campos, Santos e Pernambuco serão colocados a venda

Avatar

Publicado

em

 

Governo encomenda estudos para novas rodadas de partilha

 

A 6ª Rodada de Partilha e a 16ª Rodada de Concessão foi autorizada pelo presidente Michel Temer. A 16ª Rodada deve acontecer em outubro de 2019, ofertando 42 blocos nas bacias de Pernambuco-Paraíba, Jacuípe, Duranamamu-Almada, Campos e Santos. Também foram confirmados estudos para as 7ª e 8ª Rodadas de Partilha, em 2020 e 2021, respectivamente. O anúncio das novas rodadas aconteceu durante a assinatura de sete contratos referentes aos blocos arrematados na 4ª e na 5ª Rodadas de Partilha da Produção, na Cerimônia sobre os Avanços no Setor de Petróleo e Gás – Ciclo 2016-2018. Participaram da cerimônia os representantes das empresas vencedoras nestas licitações: Petrobrás, Equinor, ExxonMobil, Petrogal, BP, Shell, Chevron, CNOOC, Ecopetrol e QPI.

As duas licitações somadas renderam cerca de R$ 10 bilhões em bônus de assinatura e R$ 1,74 milhão de compromissos em investimentos exploratórios mínimos. 4ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção foi realizada no dia 7 de junho de 2018, quando sete licitantes vencedoras arremataram três dos quatro blocos ofertados. A 5ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção foi realizada em 28 de setembro de 2018, quando os quatro blocos ofertados foram arrematados por oito licitantes vencedoras.

Novas atividades

A 6ª rodada do pré-sal teve a inclusão de dois novos blocos: Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava. Completam a lista das áreas do certame os blocos de Aram, Bumerangue e Cruzeiro do Sul (antigo Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter). A 7ª Rodada de Partilha de Produção deve ofertar os blocos de Esmeralda, Ágata e Água Marinha. Enquanto isso, a 8ª Rodada reunirá as áreas de Tupinambá, Jade, Ametista e Turmalina.

Tânia Garabini


 

Mais lidas do mês