Mídias Sociais

Covid-19

Lista mostra bairros com maior incidência de Covid-19 em Macaé

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Parque Aeroporto segue como o bairro que concentra o maior número de pacientes testados positivos.
A prefeitura de Macaé divulgou, nesta quarta-feira (27), um estudo que mapeia as regiões da cidade com maior incidência de Covid-19. O novo boletim epidemiológico indica que o Parque Aeroporto segue como o bairro que concentra o maior número de pacientes testados positivos para o Covid-19.

O documento foi baseado em informações do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), que funciona em Macaé desde o dia dia 18 de março - com atendimento 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro.

O coeficiente de incidência no Brasil da Covid-19 é de 1.719 para grupo de um milhão de habitantes. No Estado do Rio de Janeiro, a taxa é de 2.303. Em Macaé chegou a 1.858, número já configurado como estado de atenção de acordo com os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde.

Há mais casos de Covid-19 em Macaé em pessoas com idade entre 30 a 49 anos (58% do total). Dos casos confirmados de coronavírus no município, 52% são homens. Em relação a mortes, o percentual entre pessoas do sexo masculino e feminino é igual. A faixa etária mais atingida por óbitos é acima dos 80 anos.Principais sintomas: tosse, febre e desconforto respiratório.
Os bairros com mais casos notificados de Covid-19 são Parque Aeroporto, Bairro da Glória, Lagomar, Aroeira e Riviera Fluminense. Quando é levada em consideração a taxa de incidência (cálculo entre o número de notificações e a população estimada do local), a ordem é: Barreto, Vale Encantado, Imboassica, Virgem Santa e Lagoa.

De acordo com a pesquisa, os principais sintomas apresentados pelos pacientes, por ordem de identificação, continuam sendo: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, dispneia (falta de ar) e nível de saturação de oxigênio inferior a 95%.

As maiores comorbidades (doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras) são doença cardiovascular, diabetes, pneumopatia crônica (doença que afeta os pulmões), asma, imunodeficiência (incapacidade do sistema imunológico de estabelecer uma imunidade efetiva), doença renal crônica e obesidade. Macaé registra hoje 669 casos confirmados, 325 recuperados e 25 óbitos, com 47,7% da taxa de ocupação dos leitos de CTI.

Mais lidas da semana