Mídias Sociais

Destaque

Filhote de baleia jubarte é resgatado na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Um filhote de baleia jubarte foi resgatado das areias da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, na manhã desta segunda-feira (3). O procedimento teve início após o animal ser encontrado encalhado por moradores que caminhavam no local.

A Prefeitura informou que a operação foi realizada pela Secretaria do Ambiente, através da Guarda Ambiental, Corpo de Bombeiros e Centro de Tratamento Animal (CTA). De acordo com esses órgãos envolvidos no salvamento, o animal, além de resgatado, foi acompanhado por quatro barcos com o objetivo de garantir a saúde e bem estar da jubarte durante todo o processo de salvamento na praia.

Para o CTA, o animal vem apresentando dificuldades de adaptação no mar após se perder da mãe, sendo a segunda vez que atraca nas costas locais conforme indica o monitoramento dos órgãos competentes. Segundo especialistas, cerca de 25 mil baleias passam pela região, principalmente em Arraial do Cabo, entre maio e setembro, durante a migração até a Bahia. Esse período está ligado diretamente ao ciclo reprodutivo da espécie.

Neste último final de semana, uma baleia também da espécie jubarte foi encontrada encalhada e morta na tarde de sábado (1) na Praia Brava, em Búzios

Mais lidas da semana