Iniciativa será a partir das 10h30 em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro.
A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e Área Técnica de Prevenção e Controle ao Tabagista e a Liga de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam neste sábado (11), uma ação de orientação sobre os riscos do AVC (Acidente Vascular Cerebral). A iniciativa será a partir das 10h30 em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro.
No evento, haverá simulação de AVC, além da distribuição de panfletos e aferição de pressão. O objetivo é chamar a atenção para os riscos e sintomas da doença.
Dados da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, apontam que em Macaé, o AVC é primeira causa de morte.
O público receberá informações sobre o que deve ser feito para prevenir a doença, como: não fumar, controlar a pressão alta, evitar álcool e drogas, não consumir gorduras, preferir frutas e verduras e praticar atividade física.
Segundo especialistas, algumas dicas reconhecem um AVC, como: sorriso torto, dificuldades em levantar os braços, não compreender ou não repetir uma frase
O que é um AVC
O Acidente Vascular Cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Daniela Bairros
Crédito: Reprodução