Mídias Sociais

Cultura

Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia tem final de semana com programação dedicada à dança

Publicado

em

 

O fim de semana promete muita dança e arte em São Pedro da Aldeia, com apresentações no Teatro Municipal Dr. Átila Costa nesse sábado e domingo, 26 e 27, entre elas a da 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio (TMRJ), Juliana Valadão (na foto), em uma Gala de Ballet.

A programação do fim de semana começa nesse sábado, com uma Mostra de Dança Everybody Dance II, realizada pela Márcia Blessed Cia de Dança, e com a participação de 22 companhias de dança de Araruama, Cabo Frio, Silva Jardim, Saquarema, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Rio Bonito, além de São Pedro.

As apresentações devem contar com a participação de 200 bailarinos de diversas idades, e com performances de diversas modalidades de dança, passando pelo balé, jazz, danças urbanas, sapateado, dança cigana, dança flamenca, dança contemporânea e estilo livre.

“O objetivo é celebrar a arte da dança reunindo as principais companhias da Região dos Lagos. Será um momento carregado de emoção pelo retorno dos eventos culturais pós-pandemia, de forma que possamos ecoar nossos sentimentos de fraternidade, solidariedade e imensa gratidão. A proposta é que, nesse espetáculo, possamos promover o desenvolvimento cultural da dança e proporcionar o reencontro caloroso da nossa comunidade”, contou Márcia Blessed, idealizadora do evento.

A Mostra de Dança Everybody Dance II, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, tem ingressos promocionais antecipados, que podem ser adquiridos com a Márcia Blessed Cia de Dança via WhatsApp, através do número (22) 99254-3844, e também na bilheteria do teatro.

Já no domingo, às 19h, o Teatro Municipal Dr. Átila Costa recebe uma Gala de Ballet estrelada pela 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio, Juliana Valadão, apresentando coreografias de clássicos mundialmente reconhecidos.

Com entrada gratuita, a Gala de Ballet terá lotação sujeita à capacidade do espaço, que é de 392 lugares, lembrando que os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, que fica na Rua Francisco Santos Silva, 555, em Nova São Pedro, a partir das 18h desse domingo.

“Para nós é um imenso prazer receber, pela 1ª vez no palco do Teatro Municipal, a bailarina Juliana Valadão. A proposta é proporcionar ao público aldeense o acesso ao trabalho de uma das bailarinas renomadas do Brasil e que começou a sua carreira aqui na Região dos Lagos. Será uma noite muito especial de celebração da dança, onde teremos também a participação especial do Ballet Municipal”, comemorou o secretário de Cultura, Thiago Marques.

Além da apresentação de Juliana Valadão, a programação inclui 3 obras-primas do balé de repertório, com Dom Quixote, O Lago do Cisnes e Raymonda, espetáculos que marcaram a trajetória da bailarina nascida em Arraial do Cabo.

“São balés importantes na minha carreira. Fui nomeada a 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro dançando O Lago dos Cisnes. O 1º papel principal que fiz foi o “Grand Pas de Deux” de Raymonda, e o Don Quixote foi o mais desafiador para mim. Essa será uma oportunidade de levar um pouco da minha arte para as pessoas da minha região, que não tiveram a oportunidade de me ver dançar. Espero transmitir o amor que sinto pelo meu trabalho e a gratidão por ter chegado aonde cheguei”, falou Juliana Valadão.

Convidado especial da noite, o Ballet Municipal apresenta a adaptação de mais 2 clássicos do balé mundial, como La Fille Mal Gardée e Dança dos Mirlitons, além da coreografia Faces, que combina elementos do balé clássico tradicional com técnicas da dança livre e contemporânea.

Nascida em Arraial, Juliana Valadão começou sua trajetória na dança aos 16 anos, e depois de mais de 10 anos no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio, foi promovida a 1ª Solista por Ana Botafogo e Cecília Kerche.

Atualmente, a bailarina, consagrada madrinha do Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia em 2022, Ramirez Menezes, conta com o acompanhamento da célebre professora de balé e coreógrafa, Aurea Hämmerli.

“Esse incentivo do município para o balé é muito especial e faz toda a diferença, porque abre portas para quem dança e para a população, que tem a oportunidade de entrar em contato com a arte da dança. O Ramirez [Menezes, coordenador do Ballet Municipal, que homenageou a bailarina com a posto de madrinha] é muito especial na minha vida, sempre me apoiou e me incentivou a seguir atrás do meu sonho. Fico emocionada de ver que hoje, depois de tantos anos, ele continua fazendo um trabalho de excelência, lutando para que a dança não fique esquecida e dando apoio e incentivo a outros jovens bailarinos”, disse Juliana Valadão.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana