Mídias Sociais

Cultura

Saquarema recebe neste sábado (31) edição do projeto Cinema Presente na Praça

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

 

O Projeto Cinema Presente na Praça chega na Capital do Surfe e cidade que abriga a sede da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Estamos falando do município de Saquarema, na Região dos Lagos , e um dos 80% dos municípios do Rio  sem salas de cinema.

A proposta do Cinema Presente é oferecer filmes brasileiros, gratuitos, para 250 pessoas. São duas sessões em cada cidade que o projeto percorre, uma focada para o público infantil e a segunda destinada a toda família. As exibições são itinerantes e o Cinema Presente passará por 20 cidades neste ano de 2020. Um grande telão de LED de 6 metros é montado (O telão tem redução de 75% de energia nas exibições) e todos os presentes tem direito a pipoca e refrigerante.

As sessões em Saquarema serão ás 16h (Público infantil) e ás 18h30 a sessão familiar. O projeto Cinema Presente é maior projeto cultural no Estado esse ano. Só foi concretizar a democratização do cinema graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo do ISS, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel Distribuidora de Energia. Ao todo, serão 250 assentos ao público de Saquarema.

" Saquarema tem a tradição do Círio de Nazaré. Este ano esse ritual teve que ser modificado. Trazer o projeto Cinema Presente para a cidade nos traz muita satisfação, pois essas pessoas conseguem ocupar um pouco do espaço público da cidade. Já que neste ano não conseguiram concretizar a sua importante festa religiosa-cultural", explica Felipe Flores, Curador e Diretor Geral do Cinema Presente.

O Cinema Presente se orgulha ainda de possuir o Selo Verde de sustentabilidade. O CINEMA PRESENTE ainda conta com outros grandes parceiros em excelência, essenciais para a qualidade do projeto como, a Paris Filmes, maior distribuidora do cinema nacional, e a Elite Led, alta performance em grandes projeções de LED, que foram importantes para a construção deste projeto e alta qualidade garantida. O Cinema Presente na Praça tem a realização da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores & Filmes .

Todo o evento do Cinema Presente está seguindo as regras de segurança da OMS nas cidades por onde passa.

"O projeto Cinema Presente na Praça é acolhedor porque qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar. São crianças, pessoas mais maduras, jovens. Todos se divertindo e se informando juntos. É um evento para toda a família. Em todos os eventos temos a medição de temperatura, o monitoramento do uso da máscara, e o nosso túnel de descontaminação", evidencia Danielle Barros, Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa. Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros. Protocolos de segurança para as sessões, seguindo a OMS : Todas as normas do Protocolo Internacional de Cinema; Distanciamento de 1 m entre as cadeiras; Túnel de descontaminação na entrada do evento; Sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão; Uso obrigatório de álcool gel antes das sessões; e uso obrigatório de máscara para todos os presentes.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana