Mídias Sociais

Cultura

Rio das Ostras participa da Semana Nacional de Museus a partir desta terça-feira (14)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Evento realizado em todo o país começa nesta segunda-feira (13) e segue até sábado (18). Em Rio das Ostras, a programação será no Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, com visitas gratuitas.

 

Daniela Bairros

 

A Semana Nacional de Museus, que começa nesta segunda-feira (13), segue até o próximo sábado (18). O município de Rio das Ostras participa da programação a partir desta terça-feira (14), com visitas gratuitas e agendadas no Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba. Na programação, distribuição de mapas e gincana educativa, realizada por agendamento.

Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, A Semana Nacional de Museus foi inspirada nos versos do poeta Paulo Leminski, que propiciam um diálogo criativo sobre a importância dos museus: “Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje. Sobretudo isso”.

No próximo sábado (18), o Dia Internacional dos Museus. O objetivo é pensar esses espaços como núcleos ou centros culturais, segundo a proposta deste ano, que não constitui novidade, já que o tema debatido vem sendo discutido desde a década de 1970.

Sobre o Museu Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

O Museu Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba é considerado um dos poucos museus “in situ” do Brasil. Possui materiais expostos da forma como foram encontrados, além de possuir objetos de adorno e conchas características da ocupação da antiga civilização, que habitou a região entre quatro e dois mil anos. Outras peças e objetos localizados em outros sítios demarcados na cidade também integram o acervo permanente do local.

No museu, que tem uma finalidade didática, está exposto o Busto do Sambaquiano reconstituído artisticamente por Clara Arthaud. Outros destaques são a maquete assinada pelo artista plástico Roberto Sá e o painel de Francischetti, que reproduzem a cultura e o habitat dos sambaquianos de Rio das Ostras.

Crédito: Maurício Rocha

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana