Mídias Sociais

Cultura

Projeto Recriar lança livreto escrito pelos alunos em Casimiro de Abreu

Avatar

Publicado

em

 

A proposta nasceu de uma ação que distribuiu 'abraços grátis' na comunidade

A Secretaria de Assistência Social de Casimiro de Abreu lançou na última quinta-feira (17) o livreto “O Passeio do Abraço”, escrito por um grupo de nove adolescentes, de 12 a 14 anos, assistidos pelo projeto Recriar. O livreto é resultado de uma experiência bastante enriquecedora realizada pelos adolescentes. A proposta surgiu com um passeio ciclístico inusitado no qual os adolescentes levaram cartazes com a frase "abraço grátis", visitando alguns locais, como unidades de saúde e a delegacia, distribuindo abraços a quem quisesse. O passeio foi proposto pelo instrutor Rômulo Silva.

O lançamento do livro foi nesta quinta-feira, dia 17. Esse é o título de um livreto escrito por um grupo de 9 adolescentes, de 12 a 14 anos, assistidos pelo projeto Recriar da Secretaria de Assistência Social, em Casimiro de Abreu. No lançamento teve roda de conversas, leitura compartilhada, apresentação dos alunos e, é claro, um momento de autógrafos.

"A ideia foi desenvolver uma ação interdisciplinar com os adolescentes e tomou uma grande proporção. Fomos muito bem recebidos em todos os locais que visitamos. Estamos tão carentes de atenção que um abraço despretensioso chega a emocionar quem recebe.  Pra mim também foi uma experiência inesquecível", disse o instrutor Rômulo Silva

Segundo a secretária de Assistência Social, Leila Márcia Barbosa de Souza, a experiência foi tão gratificante para a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da qual o projeto Recriar faz parte, que a ideia é realizar "o passeio do abraço" em outras ocasiões, estendendo aos outros projetos da Secretaria.

A aluna Raiane Soares do Nascimento, 13 anos, está ansiosa pelo próximo passeio. "Achei muito bom visitar lugares que não estou acostumada e conhecer pessoas diferentes", disse.  Além do conteúdo do livreto, a ilustração da capa também foi de autoria de um aluno. Com traços simples e um pouco tímidos, a criação foi do adolescente Willison Rosa, 12 anos.

O livreto está disponível para apreciação no Recriar, localizado na Rua Geni da Cruz Leite, s/nº, Santa Therezinha, e na Biblioteca Municipal Tiradentes, no Centro, ambos em Casimiro de Abreu.

Sobre o Projeto Recriar

Voltado para crianças e adolescentes de 03 a 14 anos de idade, das famílias assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O projeto Recriar busca a melhoria na qualidade de vida de forma individual e coletiva, com de atividades recreativas, lúdicas e artísticas, desenvolvidas no contraturnos da escola.  O Recriar faz parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Crédito: Bianca Azevedo

Mais lidas da semana