Mídias Sociais

Cultura

Missa em espanhol acolhe fiéis estrangeiros em Macaé

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Celebrações são realizadas pela Paróquia Santo Antonio. A próxima será no domingo (1º), às 11h.

Daniela Bairros

A Paróquia Santo Antonio Macaé vem celebrando, desde o ano de 2012, a Santa Missa em espanhol, sempre aos domingos ímpares de cada mês, às 11h, para acolher fiéis católicos estrangeiros que moram em Macaé. O objetivo é possibilitar aos cristãos de países latinos uma experiência de proximidade com a sua língua pátria. A próxima missa será no domingo, 1º de julho, às 11h.

O rito da celebração, embora idêntico àquele feito habitualmente em português,  encontra, nas peculiaridades do idioma latino, uma maneira de tornar o ambiente mais acolhedor a dezenas de pessoas que residem em Macaé vindas de países da América Latina por motivos de trabalho, especialmente no segmento do mercado offshore.

Após breve interrupção no final de 2017, a Santa Missa latina foi retomada no mês de abril, no Domingo de Páscoa-, sendo momento de comunhão para as famílias participantes.

“Participar da Missa em espanhol é muito importante, porque temos amigos que não conseguem compreender bem o português e vivenciar o mistério de fé. Hoje somos cerca de seis famílias que participamos, sempre com o incentivo do padre Gleison e dos amigos da comunidade. É muito bom servir a Deus e estar aqui”, afirma Fanny Mery de Francia, voluntária atuante na organização das missas.

O padre Gleison Lima encontra na celebração uma maneira de acolher e contemplar a diversidade da comunidade.

“Através de um trabalho persistente e frutuoso podemos estar aqui com irmãos que, longe de suas casas e países, podem encontrar conforto na Palavra de Deus, em seu idioma materno, fazendo que se sintam melhor acolhidos e abraçados pela comunidade”, declarou o sacerdote.

A próxima Missa em espanhol acontece já no próximo domingo, dia 1º de julho, às 11h, na Matriz Paroquial, localizada na Travessa Padre Pedro, nº 671, bairro Visconde de Araújo.

Crédito: Tiago Ferreira

Mais lidas da semana