Mídias Sociais

Cultura

Festival X-Todas começa no Teatro Firjan SESI de Macaé com a peça “A Origem do Mundo”

Publicado

em

 

O Teatro Firjan SESI de Macaé recebe, nessa quinta-feira, 30 de novembro, o espetáculo teatral “A Origem do Mundo”, que abre a programação na cidade dos 10 anos do Festival X-Tudo, realizado pela Gerência de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan).

Dentro da programação do festival, acontece a edição do X-Todas, totalmente dedicado a apresentações promovidas por mulheres artistas, passando por teatro, música e feiras, com debates sobre o papel feminino da cultura.

Com a direção de Maria Helena Chira, texto e atuação de Julia Tavares e Luisa Micheletti, a peça é baseada em uma HQ da escritora sueca Liv Strömquist, lançada em 2018, e se utiliza do humor e de diferentes linguagens teatrais para recriar passagens importantes da linha do tempo e questionar renomados nomes masculinos da história em relação ao que foi dito sobre a vulva e a vagina.

“Com equipe criativa predominantemente feminina, a peça conversa com todos os gêneros, e por conta do humor e leveza, atua de forma pedagógica com relação a fatos pouco divulgados sobre a anatomia e símbolos da vulva e vagina”, explica a produção.

Comemorando 10 anos, o Festival X-Tudo, que acabou paralisado desde 2020 em razão da pandemia do coronavírus, acontece simultaneamente em outras unidades Firjan SESI, em Campos dos Goytacazes, Itaperuna, no Rio e em Duque de Caxias.

Nessa edição do X-Todas, a abertura aconteceu nessa segunda-feira, 27, no centro do Rio, com o lançamento do documentário “Lugar de Mulher”, produzido pela Tocha Filmes, seguido de uma roda de conversa mediada pela presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, Carla Pinheiro.

Também participaram do evento a CEO da Ions Innovation & Hacking Rio, Lindalia Junqueira; a vice-diretora de ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mel Bonfim; e a historiadora Manuela Fantinato.

“Abrimos o X-Todas com um debate que reuniu mulheres especialistas e profissionais das áreas STEM (sigla em inglês traduzida para a expressão Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que irão compartilhar com o público suas experiências e visões para um futuro mais diverso e inclusivo. Tanto essa mesa de abertura quanto o X-Todas, de maneira geral, são lugares para discutirmos de que maneira as mulheres redefinem, agora ou ao longo da História, os diversos setores criativos”, afirmou Carla Pinheiro.

No Teatro Firjan SESI de Macaé, além da peça “A Origem do Mundo”, que estreia às 19h dessa quinta-feira, com ingressos a 20 reais (inteira) e 10 reais (meia), a programação conta o show musical “Deusa Dulov”, com Larissa Luz, nessa sexta-feira, 1 de dezembro, e com a peça “Alzira I”, no domingo, 3.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana