O Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, começa a recebe, nessa sexta-feira, 7, a programação do evento cultural “Novembro de Raízes”, que acontece até o próximo dia 30 de novembro, reunindo oficinas, rodas de conversa, exposições e muito mais.
Além do Parque dos Pássaros, o evento circula por diversos espaços culturais da cidade, como a Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior, a sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda), no Centro, a Concha Acústica, no Centro, além da Associação ÉGIDE, no Residencial Praia Âncora, e o Colégio Resolve, na Extensão Novo Rio das Ostras.
Entre as atividades confirmadas estão rodas de conversa sobre saúde da população negra, contação de histórias, capoeira, exposições de artistas negros locais, e oficinas de mandala, atabaques, turbante e fios de contas, entre outras.
“A cultura de matrizes africanas é fundamental na formação da identidade brasileira, sendo um pilar de nossa história e sabedoria. A Froc reconhece e cumpre seu papel institucional ao promover e dar o devido destaque a essa herança, celebrando a riqueza da ancestralidade por meio de arte e conhecimento”, afirma a presidente da Froc, Rosemarie Teixeira.
Depois da abertura da exposição nessa sexta, trazendo peças de Bernardo Beraldini, Cris Scofano, Rodrigo Teixeira, Neide Faria, Fernanda Helena e Cláudia Falcão, e uma roda de conversa sobre a saúde da população negra, a programação entra pelo fim de semana, com diversas oficinas nesse sábado, 8, na Casa de Cultura, além de aulas de culinária com Rodrigo Teixeira.
“O objetivo da programação é exaltar e falar da cultura negra no mês de novembro, mas sem esquecer que a luta antirracista, a luta pela quebra de preconceito e paradigmas, a gente faz o ano inteiro. Novembro é o mês da gente festejar essa cultura”, afirma Rodrigo Teixeira, que divide a curadoria do evento com Sara Brito, representante da setorial de Povos Tradicionais de Terreiro.
Segundo a organização, a participação nas oficinas é gratuita e não precisa de agendamento, mas requer aos interessados que façam as inscrições diretamente no local, meia hora antes do início de cada atividade.
O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/n, no Jardim Mariléa, e tem visitação aberta de terça a domingo, das 8h às 17h. A exposição “Novembro de Raízes” fica aberta de 7 a 30 de novembro, e para conferir a programação completa, basta acessar as redes sociais da prefeitura e da Froc.
O evento é uma realização da Froc e do Conselho Municipal de Cultura (CMC), por meio das setoriais de Cultura de Matrizes Africanas, de Povo Caiçara e Patrimônio, e de Povos Tradicionais de Terreiro.