X

Em Rio das Ostras, Teatro Popular apresenta neste sábado (26) espetáculo Jongo da Serrinha

Grupo Cultural Jongo da Serrinha sobe ao palco às 19h, com entrada franca.

 

 

Daniela Bairros

O Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta neste sábado (26), às 19h, o espetáculo “Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha”. O espetáculo será apresentado pelo Grupo Cultural Jongo da Serrinha, com entrada franca, e vai homenagear a matriarca Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria.

O espetáculo vai contar a história de vida e a trajetória da Tia Maria desde as suas raízes no jongo e no samba até a fundação da grande escola de samba Império Serrano.

 Sobre o Jongo da Serrinha

O grupo Jongo da Serrinha tem como objetivo preservar o ritmo, considerado um dos pais do samba. Para isso, levou o jongo dos quintais do Morro da Serrinha para os palcos. O grupo também busca a promoção social da comunidade, empreendida por intermédio de iniciativas educacionais da ONG (Organização Não-Governamental) Grupo Cultural Jongo da Serrinha.

Criado por Mestre Darcy Monteiro e Vovó Maria Joana Rezadeira, o Jongo da Serrinha se orgulha pelo registro do jongo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro Bem Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Jongo

Originário da região do Congo-Angola, na África, o jongo chegou ao Brasil com os negros da nação banto trazidos como escravos para as fazendas do Vale do Rio Paraíba. Com o fim da escravidão, eles migraram para a capital, o Rio de Janeiro, instalando-se por falta de opção nos morros cariocas. E lá mantiveram seus costumes, entre eles o jongo, cuja tradição era transmitida oralmente de pai para filho e a dança, exclusiva dos mais velhos da comunidade.

Crédito: Divulgação

 

 

Leave a Comment