Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, Mostra Aldir Blanc será aberta neste sábado (29)

Publicado

em

 

Daniela Bairros

A ‘Mostra Aldir Blanc de Macaé’ será aberta, neste sábado (29), com apresentações artísticas e oficina. Toda a programação é virtual e gratuita. Os vídeos podem ser acessados, sempre a partir das 19h, no YouTube e no Instagram da Secretaria de Cultura de Macaé.

A proposta da Mostra é valorizar a classe artística local durante o período de medidas restritivas acarretadas pela pandemia da Covid-19 e ainda dar oportunidade para que a população macaense conheça mais os trabalhos dos artistas do município.

As apresentações diversificadas e as variadas oficinas artísticas e culturais foram produzidas por artistas da cidade contemplados com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), em 2020, por meio da Lei Federal de emergência cultural Aldir Blanc (14.017/2020). Um total de 82 vídeos premiados pelo edital ‘Macaé Cultura na Rede’ participam da Mostra, sendo 53 artísticos e 29 de capacitação.

No sábado (29), o evento será aberto, às 19h, com palhaçaria: ‘Netfrits’, de Ana Laura Ribeiro; ‘Álbum de Família: Palhaçxs em Quarentena’, de Carolina Marquiori; ‘A Graça da Desgraça’, de Fernanda Ventapane e ‘Circo em Casa’, de Paulo Henrique Muraro. Depois desta sessão, às 20h, será publicada a oficina de capacitação artística, ‘Precisamos falar de: cenário, figurino e caracterização’, de Felipe Eliakim.

‘E se’, de Luiz Philipe Spranger; ‘Ensaios, isolamento, interferências e outras coisas’, de Sthephanny Terra; ‘Uma pesca em Macaé’, de Julius Mack e ‘27 dias’, de Jhôsie Maria Garcia, são as atrações culturais de domingo (30). Logo após, às 20h, será postada a oficina ‘Passinho para iniciantes – aprendendo o básico em uma aula’, com Lorena Bitencourt.

Na segunda-feira (31), serão exibidos: ‘Kômio – lugar onde cuidam’, de Cézar Luis Coelho Júnior; ‘T de Mulher’, de Diogo Nunes e ‘Pó e Cinzas – Alcoólico Anônimo’, de Thiago do Nascimento. A oficina ‘História do Teatro para Curiosos – da Marginalidade ao Protagonismo da Cena, Traços da Dramaturgia de Plínio Marcos, de Simone Kalil, estará disponível às 20h.

Crédito: Divulgação

 

 

 

Mais lidas da semana