Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, católicos e evangélicos adotam medidas de prevenção ao Covid-19

Avatar

Publicado

em

 

 

Daniela Bairros

Desde que a OMS ( Organização Mundial da Saúde) decretou pandemia do Coronavirus, templos religiosos estão adotando medidas necessárias e de prevenção ao Covid-19. Igrejas católicas e evangélicas, de Macaé, atendendo ao decreto do prefeito Dr. Aluizio (PSDB) em não realizar eventos com público de acima de 100 pessoas, reduziram horários e até o público em missas e cultos evangélicos.
Recentemente, em nota oficial, a Diocese de Nova Friburgo, que coordena as paróquias católicas de Macaé, informou que em razão da pandemia do coronavirus e das novas orientações das autoridades, nas celebrações (missas), estão sendo evitados contatos fisicos, como o abraço da paz e não rezar a oração do Pai Nosso de mãos dadas. Durante as missas, está sendo feita a higienização das mãos dos celebrantes e a distribuição da comunhão nas mãos.
Em Macaé, segundo o Pároco da Paróquia de Santo Antonio,  Psdre Gleison Lima, a igreja suspendeu todas as reuniões e encontros de pastorais e movimentos, e os eventos, mantendo apenas as missas, por enquanto. "E começamos nessa segunda-feira (16) a pedir que haja um distanciamento entre as pessoas, não está tendo o momento da paz, não está dando as mãos no Pai Nosso, a comunhão está sendo na mão e na comunhão também está tendo um distanciamento entre uma pessoa e outra", explicou.
As missas estão sendo celebradas duas vezes aos sábados, às 17h e às 19h e cinco vezes  no domingo , às 7h, 9h, 11h, 17h e 19h para que haja uma diluição das pessoas. " Estava celebrando cinco missas e agora serão sete. Essas medidas são por agora e aguardaremos qualquer orientação, seja do poder municipal ou religioso e qualquer informação de prevenção", ressaltou padre Gleison.
Segundo ele, a Paróquia de Santo Antonio foi a primeira a adotar o álcool em gel. "É importante lembrar que o público alvo, acima de 60 anos, deve ficar em casa, acompanhando as missas pelos canais católicos e rezar em família", concluiu.
As igrejas evangélicas da cidade também têm adotado medidas de prevenção, segundo o decreto do prefeito Dr. Aluizio e do governador Wilson Witzel.
Segundo o pastor da PIB (Primeira Igreja Batista) de Macaé, Robson Melo Câmara, desde o decreto municipal e estadual, a igreja tem realizado os cultos presenciais somente com a equipe de trabalho. Os fiéis estão acompanhando os cultos pela internet, por meio de transmissões ao vivo. Segundo Câmara, a medida segue até quando os decretos estiverem em vigor. " Pelas nossas redes sociais, estamos orientando os fiéis e irmãos, sobre toda forma de prevenção e combate ao coronavirus. E estamos pedindo, até quando o decreto vigorar, que não venham aos cultos da manhã e noite, mas que acompanhem em casa pela internet, não deixando de orar, louvar e ler a palavra", explicou. Ainda de acordo com o pastor da PIB, estão suspensos ensaios e atividades com as criancas. Estão sendo realizadas apenas as atividades internas, em local arejado e com circulação de ar. " Todos os dias, nos reunimos, em média de nove pessoas, para orar pela igreja, por Macaé, pelo Brasil e pelo mundo. Mas acho que estamos no caminho certo, agindo e obecendo ao decreto. Infelizmente, nos paises como a Itália, Irã, Espanha e até mesmo na China, demoraram para agir e a doença se propagou, mas eu creio que no Brasil, vamos conseguir , claro fazendo a nossa parte, se prevenindo e evitando lugares aglomerados. E esta tem sido nossa ênfase, evitar aglomeração", concluiu.

Crédito: Patrycia Vieira

 

Mais lidas da semana