Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, alunos da Emart apresentam, pela internet, “HáDistância” nesta sexta-feira (23)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Nesta sexta-feira (23), às 20h, a turma de teatro da Escola Municipal Maria José Guedes (Emart), de Macaé,  do ano de 2019 apresentará o espetáculo “HáDistância – o palco da criação”, em plataforma digital Zoom.  O evento é gratuito e aberto ao público.

Serão 10 monólogos com estruturas estéticas diferenciadas. Alguns feitos ao vivo para plateia virtual, que estará com os atores numa sala. Outros serão exibidos em vídeos gravados. A costura para a apresentação será feita com leitura dramatizada, trabalhando a sonoridade dos textos.

A obra nasceu de um estudo aprofundado de seis meses sobre leitura dramatizada associada a estrutura dialógica do monólogo. Todo o processo foi realizado em plataforma EAD.

A direção das cenas ficou a cargo dos professores Cláudia Byspo e Leandro Triervailer, que ministraram também a disciplina - parte da grade curricular de formação da escola.

Os atores ganharam, ainda, o acompanhamento dos professores Jardel Maia e Neyva Santiago. O primeiro fez a preparação vocal do elenco e a segunda, aprimorou questões de luz e figurino.

A transversalidade de linguagem marca as cenas. A escolha foi produzir uma conversa entre o teatro e o vídeo, a transcriação dramatúrgica, a decupagem dos personagens e circunstâncias, a escassez e a possibilidade estética.

“Toda essa conversa ocorreu de forma não presencial. HáDistância foi um palco de criação. Esses meses todos de estudo e pesquisa deram ao elenco e a direção um outro olhar artístico. Foi muito difícil porque algumas ações precisavam da presença, do olho no olho, mas conseguimos”, relatam os diretores Cláudia Byspo e Leandro Triervailer, que prometem que a experiência virtual artística será ímpar.

Os interessados podem assistir ao espetáculo pela plataforma Zoom, através do link http://bit.ly/Hadistancia_T19

A orientação é para que a plateia virtual entre na sala com 10 minutos de antecedência e desligue seus microfones e câmeras. Antes do espetáculo outras orientações serão passadas ao público.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana