Daniela Bairros
Numa época em que todos nós estamos em isolamento social ou quarentena, em que a recomendação é ficar em casa, os moradores em situação de rua estão vulneráveis à Covid-19.
Em Casimiro de Abreu, a prefeitura está acolhendo os moradores em situação de rua no Ginásio Poliesportivo do bairro Industrial, em Casimiro de Abreu. No local, receberam kits com roupas de cama e produtos de higiene pessoal (colchonetes, lençol, cobertor, creme dental, escovas de dente, shampoo e sabonetes) e são fornecidas 4 refeições diárias.
Dentro do abrigo provisório também foi criada uma área para isolamento, para o caso de alguma pessoa apresentar sintomas de síndrome respiratória.
"Temos uma equipe técnica do CREAS de plantão no abrigo que auxilia nas necessidades, orienta e acompanha a situação da cada um. Se necessário, encaminha para atendimentos nos serviços da rede municipal. O trabalho que estamos fazendo neste período é super importante para garantir a proteção da população de rua, mais vulnerável. Todas as medidas tomadas atendem as orientações do Ministério Público", explicou a secretária, Leila Márcia Barbosa.
O trabalho no período da pandemia é realizado em parceria com equipes da Secretaria de Saúde, que prestam orientações necessárias para a prevenção do coronavírus, realizam a triagem e avaliação de cada um antes da entrada no abrigo provisório; e da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil com a Guarda Municipal 24h no local.
O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social e faz parte da Proteção Social Especial – Média Complexidade e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. O telefone para contato é: 2778-4642
Crédito: Divulgação
Leave a Comment