Mídias Sociais

Cultura

Charistas, em Cabo Frio, recebe neste sábado (19), musicista Ingrid Uemura, na série Jovens Pianistas

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

A Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charistas, em Cabo Frio, recebe neste sábado (19), a partir das 19h, a musicista Ingrid Uemura. Ela participará da 74ª edição da série Jovens Pianistas e assumirá o piano de cauda do espaço cultural com um tributo a Chopin. A entrada é franca.
Ingrid iniciou os estudos com as professoras Maria Aparecida Mattos e Tatiana Mattos, em Santo André, São Paulo.

Em 2012, passou a residir em Guararema e começou a estudar com os pianistas Diego Novaes e, posteriormente, Danilo Santana. Em meados de 2015 passou a integrar a classe de piano erudito da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP – Tom Jobim), onde estuda com o pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi. Paralelamente, estuda na UNESP, onde o pianista Nahim Marun atua como seu coordenador.

A musicista participa assiduamente de master-classes com renomados pianistas e professores, como Anna Fedorova, Ingrid Sotolarova, Joseph-Maurice Weder, David Korevaar, Guigla Katsarava, Ney Fialkow, Eduardo Monteiro, Denis Pascal, Mauricy Martin, Ricardo Castro, Jean-Louis Steuerman e Cristian Budu.
Premiada em vários concursos, conquistou a 3ª colocação no Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, Concurso Nacional de Piano Pró-Música, em Campinas e no Concurso Nacional de Piano de Uberlândia, onde também ganhou o prêmio de melhor intérprete de Sérgio Vasconcellos-Corrêa das mãos do próprio compositor. Recebeu o 2º lugar no Concurso Nacional Casa da Música, em Porto Alegre, e no Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.

Em 2018, ganhou o IV Concurso Interno para jovens solistas com a orquestra de cordas da Emesp e apresentou-se com o Concerto nº 23 de Mozart no Museu de Arte de São Paulo (MASP). No mesmo ano Ingrid Uemura se apresentou pela primeira vez em Cabo Frio, com grande sucesso, na 67ª edição da Série Jovens Pianistas.

Neste ano, obteve o 1º lugar no Concurso Nacional Souza Lima, no Concurso Latino-Americano de Piano, realizado na cidade de Curitiba e no I Concurso de Guarulhos – GruPiano. Em 2019, foi aprovada como bolsista no 50° Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Crédito: Ascom/Cabo Frio

Mais lidas da semana