Mídias Sociais

Cultura

Bandas da Nova Aurora e da Lyra dos Conspiradores se reúnem em Macaé nessa quarta, 22, depois de 10 anos

Publicado

em

 

Para comemorar o Dia do Músico, celebrado nessa quarta-feira, 22, a Sociedade Musical Nova Aurora, de Macaé, que completou 150 anos nesse ano, prepara uma apresentação histórica às 19h30 em sua sede, que fica na Avenida Rui Barbosa, 551, no Centro.

Batizada de “Encontro das Centenárias”, a apresentação contará com a participação da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, outra tradicional entidade musical da cidade, e que completa 141 anos no próximo dia 25 de dezembro.

Além da homenagem ao Dia do Música, o evento também celebra o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, com apoio da prefeitura, através da Secretaria de Cultura, reunindo as duas mais importantes bandas da cidade, que não se apresentavam juntas desde 2013, quando se reuniram na Praça Veríssimo de Melo.

“A história e a cultura de Macaé são enriquecidas por essas bandas que, ao longo de tantos anos, têm encantado nossa comunidade. O talento e a dedicação dos músicos, aliados à liderança dos maestros, são um verdadeiro exemplo de resiliência e paixão pela arte. A música tem o poder de unir, emocionar e transformar vidas. Através desse encontro, celebramos não apenas a data, mas também a força da nossa cultura musical”, disse o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Maestro titular e diretor artístico da Nova Aurora há 18 anos, Hélio Rodrigues integra a instituição há 3 décadas, tendo sido aluno e depois músico antes de assumir a regência, e de ser o presidente mais jovem da história da Nova Aurora.

Com 9 anos de mandato à frente da instituição, e tendo elevado o grupo à Orquestra de Sopros, o trombonista licenciado e pós-graduado em Educação Musical e Ensino de Artes pela Universidade Cândido Mendes, no Rio, promete uma noite festiva nessa quarta-feira.

“Estamos fazendo tudo com muito carinho para que o público possa fazer uma boa apreciação musical em um ambiente familiar”, afirmou Hélio Rodrigues.

Já a Lyra dos Conspiradores, está há mais de 30 anos sob a batuta do maestro Gelson Porto Cardoso, e tem na presidência, desde o final de 2019, o trompetista Leandro Márcio, com formação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio) e especialização em Música Popular Brasileira (MPB).

“Esse convite representa a união das duas bandas. A Lyra e a Nova Aurora, durante muito tempo, chegaram a ser inimigas. Então, fico muito feliz, porque a nossa geração quebrou essa rixa. Ressalto a importância destas instituições. Macaé é um dos raros municípios com duas bandas centenárias. Isso é de uma relevância imensa. A Lyra é de 1882 e a Nova Aurora de 9 anos antes (1873). São duas casas em atividade, uma relíquia de nosso Estado, para a cultura e formação de cidadãos”, disse Leandro Márcio.

A prefeitura lembra que a velha rixa entre as duas entidades se perdeu pelos anos, com as novas gerações colecionando e criando novas histórias, como a curiosa trajetória de seus 2 presidentes, já que Hélio Rodrigues começou na Lyra antes de ingressar seus estudos na Nova Aurora, local em que Leandro Márcio começou antes de ir para a Lyra.

Com cerca de 50 músicos, a Orquestra de Sopros da Nova Aurora seleciona obras clássicas e populares para o encontro, enquanto a Lyra se apresentará com 25 integrantes, em instrumentos de sopro e percussão, interpretando um repertório recheado de clássico da MPB.

“Passamos por um período ensaiando e reformulando a banda. Mas retomamos os concertos em 12 de outubro, convidados para a festa do município de Santa Maria Madalena. Em Macaé, nos apresentaremos também em dezembro, na Praia de Imbetiba, com um repertório popular e canções natalinas”, completou Leandro Márcio.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana