Daniela Bairros
Quem passa por algumas ruas de Rio das Ostras tem notado que alguns espaços públicos do município se tornaram verdadeiras obras de arte. São paredes, corredores, muros e outros ambientes que estão ganhando outro visual, desde o ano passado. O artista visual Fábio Fonseca de Miranda é o responsável pelos belos trabalhos nestes espaços, frequentados pelos riostrenses.
Conhecido como Fábio “Aranha”, o artista trabalha com aerografia, técnica de pintura detalhista que permite o efeito 3D, e tem levado mais alegria a espaços como creches, escolas, Casa da Criança, centros de atendimento social, além de parques e praças. O trabalho é baseado na colorimetria, ciência que estuda a percepção das cores pelo ser humano e é usada em várias áreas como fotografia, publicidade e moda. O objetivo desta pintura artística é levar para o ambiente mais leveza, suavidade e cor.
Fábio começou a pintar profissionalmente aos 19 anos e há 10 se dedica à aerografia. Desde o ano passado vem colorindo os prédios e espaços públicos, principalmente depois do trabalho de manutenção e reforma.
Fábio já desenvolveu trabalhos como os painéis do Parque da Cidade, em Nova Cidade, e a fachada do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam), no início da Av. Roberto Silveira, em Costazul, e todos chamam atenção pela riqueza de detalhes e colorido. Também já receberam pinturas artísticas com a assinatura do Fábio – FBM Artes – o Centro de Formação Artística, a Biblioteca Municipal e diversos centro de atendimento social, creches e escolas.
Fábio “Aranha” também faz parte da equipe de manutenção da Prefeitura, e é responsável pela recuperação da maioria das placas de identificação de áreas públicas.
Crédito: Allexandre Costa
Leave a Comment