Daniela Bairros
Já parou para pensar quantas coisas acontecem geograficamente perto de você, mas nunca ficou sabendo? Recentemente, foi criado o Aplicativo Orbis, uma rede social de geolocalização. No próximo dia 27, o Mapa Secreto de Macaé será lançado no Auditório do Bloco B, na Cidade Universitária. A entrada é franca. O evento será realizado das 13h às 14h.
O aplicativo Orbis, Mapa Secreto de Macaé, uma rede social de geolocalização, será lançado em Macaé no próximo dia 27, no Auditório do Bloco B, na Cidade Universitária.
Para acessar o aplicativo na versão web, basta acessar o link https://orbis.to/c/macae. Nele, são encontradas as tribos sociais presentes na cidade e os melhores lugares escondidos na região.
Para baixar o aplicativo Orbis no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.orbis.orbis&hl=pt;
iOS: https://itunes.apple.com/gb/app/orbis-local-groups-discovery/id1453025529
Orbis e Prefeitura de Macaé
A Prefeitura de Macaé disponibilizou no link https://orbis.to/c/macae, dentro do portal do governo municipal, o mapa social da cidade, versão web do aplicativo Orbis Guia Local, do site www.orbis.to, um dos ganhadores do Programa Startup Macaé. O programa visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivando a cultura tecnológica no município.
Desenvolvido em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Startup Macaé está fisicamente localizado na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros.
Segundo o criador do Orbis, Felipe Pires, o aplicativo é uma rede social de geolocalização criada para mapear os grupos sociais de Macaé. Os usuários têm a opção de criar e escolher grupos, fazer check in marcando o local com o símbolo do grupo - neste caso, todos que fazem parte ficam sabendo onde aquele membro está. O mapa web disponível no portal da prefeitura é a visão do conteúdo do aplicativo, mas não pode ser alterado. Para o usuário participar do mapa social, tem que baixar o Orbis gratuito.
"O aplicativo reflete a realidade de como as pessoas pensam sobre a cidade. O Beco das Artes faz parte, por exemplo, do grupo cultura. As pessoas podem postar fotos, fazer check in, escrever sobre o local. Dentro do app tem o feed de tudo que está acontecendo em um raio de 25 quilômetros porque acredito que as redes sociais atuais ajudam as pessoas a encontrarem interesses próprios ou localizar preferências dos amigos. Mas não existe rede social específica sobre o que acontece perto de você. E o aplicativo cumpre esse papel", detalhou Felipe Pires.
Quando o usuário abre o mapa da cidade no Orbis, descobre, por exemplo, se há um grupo que pratica ioga em local aberto público. O aplicativo está disponível para IOS e Android.
Crédito: Divulgação
Leave a Comment