Mídias Sociais

Cultura

Alunos de escolas municipais de Macaé participam da Campanha Natal Sustentável Faz Bem ao Coração

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O Natal de 2019 terá uma magia diferente. Quem passar, a partir do dia 06 de dezembro, pelo calcadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro, verá uma decoração natalina totalmente sustentável, voltada para o tema da preservação do Meio Ambiente. Os pontos que irão receber a decoração terão as tradicionais árvores de natal e demais enfeites natalinos, que estão sendo confeccionados por alunos das escolas municipais de Macaé, com materiais recicláveis, como garrafas pets, cds, entre outros.

Os alunos estão participando da Campanha Natal Sustentável Faz Bem Coração, uma iniciativa criada pelo Studio SCS, do publicitário Santiago César Santiago, em parceria com o Grupo Comércio Forte, Prefeitura Municipal de Macaé e iniciativa privada.

Segundo Santiago, que é idealizador e produtor da campanha, a ideia estava engavetada e a oportunidade de colocar o projeto em prática, surgiu em parceria com o grupo Comércio Forte, que solicitou uma decoração natalina na entrada do calçadão da Avenida Rui Barbosa. "Vimos que seria uma excelente oportunidade para colocarmos o projeto na rua. E como o tema Sustentabilidade é muito relevante, foi tudo muito discutido, veio muito a calhar junto aos empresários do grupo. Todos aprovaram a ideia e começamos a trabalhar com a arrecadação de materiais recicláveis e reaproveitáveis para confeccionar os enfeites natalinos que vão compor a decoração", explicou o publicitário.

A campanha Natal Sustentável Faz bem ao Coração será lançada no dia 03 de dezembro, próxima terça-feira, durante o 4º Encontro de Bandas Municipais, a partir das 8h, em frente à Sociedade Nova Aurora. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé. As bandas e fanfarras prometem encantar o público presente com repertórios natalinos. No dia 06 de dezembro, sexta-feira, o calçadão da Avenida Rui Barbosa receberá a decoração natalina preparada pelos alunos das escolas municipais, dentre eles, os da Escola Municipal Elea Tatagiba, localizada no bairro Jardim Santo Antonio.

Santiago explicou ainda que a campanha está sendo realizada pela primeira vez, com objetivo de revitalizar e reviver os tempos nostálgicos da Rua Direita, antigamente conhecida como polo comercial de Macaé. "Quem é macaense sabe que a Rua Direita era muito movimentada e queremos voltar com esta característica. E este também é o objetivo do grupo Comércio Forte. A intenção é continuar com a campanha nos próximos anos e até mesmo levá-la para bairros como Parque Aeroporto, Lagomar, Aroeira e Região Serrana, localidades que possuem comércio forte e efetivo".
Confecção dos enfeites natalinos

Dentre os alunos que estão confeccionando os enfeites natalinos da campanha, está os da Escola Municipal Elea Tatagiba, localizada no bairro Jardim Santo Antonio.

Segundo Flávia de Mattos Viana Correia, Diretora Geral da escola, o estabelecimento recebeu a proposta de participar da campanha e 'abraçou' a ideia. "O tema sustentabilidade é muito interessante porque traz a reflexão. Desde o Literarte, já estamos trabalhando a sustentabilidade e vimos o quanto as crianças gostaram e ficaram empolgadas de trabalhar com materiais recicláveis. E toda escola está mobilizada para isso, com foco maior das Integradoras, que ficam nas salas de aulas acompanhando os alunos na confecção dos enfeites, mas toda escola está envolvida com a campanha", ressaltou. Cada professor está fazendo o trabalho junto aos alunos da Escola Municipal Elea Tatagiba, trabalho este que de acordo com Flávia, vem sendo executado ao longo do ano. "Todos estamos muito envolvidos, mas são os integradores que estão fazendo a maior parte, pois são eles que ficam com os alunos nas salas, fazendo os enfeites de natal com material reciclável, como garrafas pets, cds, materiais que são utilizados na escola, como EVA. Todo material que sobra é guardado aqui na escola para ser reutilizado para os enfeites. Tudo o que sobra é reaproveitado, como pontas de lápis. Tudo está sendo reaproveitado para esta campanha de Natal", enfatizou a diretora.

A Escola Municipal Elea Tatagiba também será ornamentada com os enfeites natalinos confeccionados pelos alunos.

Para uma das representantes do grupo Comércio Forte, Márcia Costa, a campanha Natal Sustentável Faz bem ao Coração chega para fomentar o comércio de Macaé, além de despertar o amor pela cidade. "Quem visitar a cidade ficará encantado, tenho certeza. O calçadão da Avenida Rui Barbosa, antiga Rua Direita, já foi um grande centro comercial e queremos resgatar isso. É o coração da cidade, que precisa ser resgatado e esse é o objetivo do Comércio Forte e deste Natal. Esta campanha é muito importante para resgatar isso. E trabalhar o tema sustentabilidade é excelente, porque vivemos numa era onde tudo é muito rápido, em razão das tecnologias digitais. A campanha está fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, façam suas próprias decorações natalinas e reconheçam o valor do trabalho delas. Repensar a sustentabilidade, repensar que o mundo precisa ser resgatado com as coisas naturas, é muito importante", declarou.

A campanha Natal Sustentável Faz bem ao Coração tem o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio das Secretaria s de Mobilidade Urbana, Segurança e Limpeza Pública, Secom (Secretaria de Comunicação) e dos veículos de comunicação da cidade.

Crédito: Daniela Bairros

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana