Mídias Sociais

Cultura

3º FESTIM – Festival de Esquetes de Macaé começa nesta sexta (09)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Evento segue até o sábado  (10), na Rinha das Artes, com a apresentação de 22 esquetes, sendo 11 por noite.  

Daniela Bairros

Começa nesta sexta-feira (09), o 3º FESTIM – Festival de Esquetes de Macaé com a participação vários grupos  teatrais do Brasil. O evento segue até sábado (10) na Rinha das Artes, com a apresentação de 22 esquetes. Segundo o idealizador e criador do festim, Aldebaran Bastos, o evento recebeu mais de 40 inscrições, com a participação de vários grupos da região sudeste. “Superou totalmente as nossas expectativas. Teremos a participação de grupos do Rio de Janeiro, Rio Bonito, Vila Velha, Rio das Ostras, que vão apresentar esquetes envolvendo drama, comédia e tragicomédia”, explicou.

O festival vem sendo muito divulgado pela cidade, segundo Aldebaran. “O festival gera expectativa no próprio público, tanto para questão artística e está inserindo Macaé no circuito de festivais. Temos o melhor do melhor vindo para a cidade. O festival, a partir deste ano, começa a ficar mais conhecido em todo circuito de festivais. A adesão dos parceiros institucionais também foi muito importante”.

O festival, que é realizado no mês da cultura e que atrai todos os públicos, é uma mostra competitiva de teatro de cenas curtas. As apresentações, nos dias do evento, serão a partir das 20h, com entrada franca. Basta colaborar com um quilo de alimento não perecível. No ano passado, toda doação foi revertida à Casa do Idoso, na Imbetiba. Foram doados, em 2017, 200 quilos de alimentos.

Apresentações dos convidados

O 3º Festival de Esquetes de Macaé terá como convidados, Grupo Geração Pró Street que vai apresentar duas coreografias na sexta-feira e a Esquete convidada Vida Nua, de Cláudia Byspo. No sábado, Renata Farah apresenta dança, balé solo e duo,  na modalidade contemporânea. A atriz Helen de Freitas também sobe ao palco no sábado, quando apresentará a poesia “Quanto trilho quanto”, de Ademir Martins. Recentemente, Helen ganhou um prêmio nacional na categoria, no Festival São Fidelis de Poesia, o maior do Brasil.

O Festival de Esquetes de Macaé conta com uma equipe. Aldebaran Bastos (produtor executivo e curador artístico do festival). Janaina Bastos (Produção), Day Leal, Viviane Santos e Rafael Miranda e  Marcelo Fonnseca.

Neste ano, o festim terá como jurados convidados: a atriz e produtora Janaina Mendes, o diretor e produtor, Elielson Barros, e o ator, diretor e produtor de TV, Marcelo Caridade, de Niterói.

O Festival de Esquetes de Macaé vai premiar melhor texto, melhor ator, melhor atriz, melhor direção, prêmio especial do júri e melhor concepção. “Serão R$ 2 mil em prêmios, divididos nestas categorias, com três indicados para cada categoria”, explicou Aldebaran.

Agradecimentos

“Gostaria muito de agradecer a todas a pessoas que contribuíram  direta e indiretamente para a realização do evento. Meu muito obrigado a toda equipe de produção do festival. À Mellini Haber por arrumar o espaço, os convidados que vão se apresentar, à atriz Isabela Cantarino, que é de Macaé e será uma das convidadas. Meu agradecimento especial à Márcia Regina Valério (Rocha Assessoria Contábil), que doou todos os programas impressos do festival, que sempre apoia a cultura, agradeço também aos jurados, a todos os grupos inscritos, aos grupos de Macaé, e ao público, aos parceiros institucionais, ao Pedro Araruna, que vai cobrir o evento com foto e vídeo, a Marli Simas, à Pousada Del Rei,  Luiz Lélis e Fabrício Bittencourt, enfim a todos que contribuíram com a realização do festival”, concluiu Aldebaran.

Crédito: Divulgação

 


 

Mais lidas do mês