A edição desta semana do Walking Tour teve como tema “Século XX – Memórias de uma Macaé em transformação” e levou os participantes a um passeio repleto de história e cultura nesta sexta-feira (11). Com um percurso de aproximadamente um quilômetro e duração de uma hora, o roteiro percorreu pontos emblemáticos da cidade, incluindo o prédio da Prefeitura, o Mercado Municipal de Peixes e o Corredor Benedicto Lacerda.
Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, a caminhada começou no Paço Municipal, cuja sede é um projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer. A construção levou 16 anos para ser aprovada, devido às limitações de altura impostas pelas normas urbanísticas da cidade. Durante o trajeto, o grupo também passou pela atual Avenida Presidente Feliciano Sodré, que no passado foi conhecida como Rua da Liberdade, revelando as mudanças na paisagem urbana ao longo das décadas.
O tour seguiu até o Mercado Municipal de Peixes, um dos símbolos de Macaé, fundado em 1914. Com 111 anos de história, o mercado movimenta mensalmente entre 150 e 200 toneladas de frutos do mar e permanece como referência na vida econômica e cultural da cidade.
Encerrando o passeio, os participantes exploraram o Corredor Benedicto Lacerda, uma área que se estende entre o mercado de peixes e o Forte Marechal Hermes. O local, situado na rua popularmente apelidada de “Pororoca”, guarda lembranças da antiga Macaé e continua sendo um espaço simbólico da identidade local.
A atividade integra a agenda de valorização do patrimônio histórico e da memória coletiva promovida pela prefeitura, convidando moradores e visitantes a redescobrir a cidade por meio de seus marcos e histórias.
“Ao visitar os monumentos em Macaé, percebemos a importância de conhecer sua história. Muitas vezes, temos apenas uma noção superficial, imaginando detalhes, mas a compreensão completa reside nos pormenores, nas informações que nos permitem realmente apreciar a cidade em que vivemos. Embora eu não seja natural de Macaé, resido aqui há trinta anos. Esta é minha primeira experiência em um passeio cultural que aborda tais detalhes. Estou de férias, e a oportunidade serviu ainda para mostrar a filha do meu marido, que reside em São Paulo”, frisou a fonoaudióloga, Alessandra Matoso.
A guia de turismo, Paloma Rosa, responsável pelo passeio, destacou alguns pontos do trajeto. O Mercado Municipal de Peixes não era um mercadão com frutas, carnes, grãos. As mercadorias eram de Macaé e cidades vizinhas”, frisou.
O próximo roteiro será no dia 18, sexta-feira, na Sociedade Musical Nova Aurora, às 14h30. Quem tiver interesse, poderá enviar o nome completo de todos os interessados e informar a data escolhida. Os participantes devem utilizar calçados fechados, levar água e proteção solar. Vale lembrar que, em caso de chuva, o passeio é cancelado. As inscrições são feitas pelo e-mail: macaewt@gmail.com.