Uma situação corriqueira terminou em tragédia em Saquarema na última semana, quando uma criança de 1 ano e 7 meses morreu atropelada pela própria tia que tentava dar ré no veículo e não viu a sobrinha correr para trás do carro.
O trágico acidente aconteceu no bairro Jardim Ipitangas, em Saquarema, na manhã do último dia 3, provocando uma comoção na cidade e na região, já que a criança foi levada às pressas pela família para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araruama.
Segundo a Secretaria de Saúde de Araruama informou na semana passada, apesar dos esforços da família e da equipe de atendimento, a criança já teria chegado sem vida à unidade, não havendo possibilidade de reverter o quadro.
O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), de Araruama, e a menina, velada em um memorial, no centro da cidade. O caso foi registrado na 118ª Delegacia de Polícia Civil (118ª DP), de Araruama, e encaminhado para a 124ª DP, de Saquarema.
A tragédia levanta questionamentos sobre o atendimento de saúde na localidade, já que a UPA 24h de Araruama, localizada na Rua Baster Pilar, no bairro Parque Hotel, fica a pouco mais de 6,5 quilômetros (km) do Jardim Ipitangas, em Saquarema.
Apesar da distância, que segundo os sites do Google Maps e do Waze, pode ser percorrida em pouco mais de uma hora, a unidade de Araruama é a mais próxima do bairro para atendimento de urgência e emergência.
Segundo uma lista de unidades de saúde do próprio site da Prefeitura de Saquarema, a unidade mais próxima do Jardim Ipitangas dentro do próprio município fica a mais de 11km do bairro, que é o Hospital Municipal Porphirio Nunes de Azeredo, em Bacaxá.