Interessados devem fazer o agendamento na sede do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal ou na Secretaria do Meio Ambiente
Daniela Bairros
Cães e gatos de Rio das Ostras já podem ser castrados. É que a prefeitura da cidade, por meio do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA) está realizando o serviço de castração animal.
Os interessados devem fazer o agendamento na sede do programa , na Fazenda Parque, no Âncora, ou na Secretaria de Meio-Ambiente, Agricultura e Pesca, no Parque dos Pássaros e apresentar o comprovantes de renda de até um salário mínimo e de residência, além da Carteira de Identidade.
Em agosto, o programa de castração realizou 292 cirurgias e a procura continua grande, mas para que a castração seja feita, o animal precisa, no máximo, ter até sete anos. O PSA, desenvolvido pela Secretaria de Meio-Ambiente, é um Programa de Controle Populacional de cães e gatos abandonados. Atualmente conta com 15 profissionais e efetua o recolhimento de animais em estado de sofrimento (abandonados, atropelados ou com doenças), além de realizar atendimento clínico gratuito a cães e gatos.
O PSA funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Depois de recolhidos, os animais são tratados, vermifugados, castrados e, depois, encaminhados para adoção.
O programa também promove feiras de adoção de cães e gatos e palestras nas escolas para conscientização das pessoas sobre posse responsável e riscos de doenças transmitidas pelos animais.
Crédito: Maurício Rocha