X

Semana de Meio Ambiente do Colégio Castelo, em Macaé, conta com programação interdisciplinar

 

Da redação

Com foco nas múltiplas áreas de debates sobre as questões acerca da preservação ambiental, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, montou uma vasta programação com atividades interdisciplinares para a “Semana do Meio Ambiente do Ensino Fundamental II e Ensino Médio”.
As atividades estão sendo desenvolvidas pela Plataforma Microsoft Teams (com exclusivo acesso dos alunos do colégio) e culminarão na criação do “Blog Semana de Meio Ambiente” com mostras de trabalhos. As rodas de debate com especialistas convidados, até o dia 05 de junho, são a única atividade com a participação do público externo pelo Canal do YouTube /salesianamacae.
Entre outras ações, está sendo realizada a Semana de Oração Pela Casa Comum, promovida pela Pastoral Escolar, com início na última segunda-feira (1º ) pelo Teams e divulgação nas redes sociais do Colégio. A ideia é que durante sete dias, fazendo uma analogia sobre o tempo de criação do mundo, os alunos sejam convidados a refletirem sobre “Quanto tempo nossa casa comum tem?”, a partir de orações e incentivo de atitudes sustentáveis como economia de água e energia, desperdício de alimentos, reciclagem e consumo sustentável.
De acordo com o coordenador da Pastoral Escolar, Renan Marinho, “toda a ação visa conscientizar para Ecologia Integral, a convite do Papa Francisco, sabendo da importância do cuidado que devemos ter com a criação. Ainda utilizando o livro “Laudato Si’ Louvado Sejas – sob o cuidado da casa comum”, em que o Papa Francisco faz pensar sobre a ecologia integral que desafia o homem a colocar-se como parte do meio ambiente, todos os alunos terão a possibilidade de registrar suas reflexões com a proposta de redação que será lançada no final das discussões pelos professores. E, segundo a coordenadora de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza do INSG/Castelo, Sandra Matsumura, a melhor redação de cada turma será publicada no Blog.
As coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio, Érica e Jovana Nunes, ressaltam que “o objetivo principal é possibilitar que os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio possam vivenciar os debates por meio de diferentes abordagens sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente, que é a nossa casa comum, promovendo a sensibilização quanto à importância da preservação e conservação das riquezas naturais”.
Todas as ações culminarão na criação do Blog com todas as produções dos alunos, a saber:
6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II – elaboração de uma Cartilha Educativa com propostas e ações para evitarmos o desperdício de alimentos, incentivando o consumo de alimentos naturais, orgânicos e produzidos de forma sustentável (com os professores Maycon Granado e Indhira Mendonça), além de ações de sustentabilidade.
9º ano do Ensino Fundamental II - produção de um e-book com boas práticas de meio ambiente em casa (com a professora Sara Nállia Costa).
1ª série do Ensino Médio – criação de Podcasts e de “Memes” com foco nos Biomas Brasileiros, dentro do projeto “Vozes da Natureza”, trazendo uma reflexão sobre comportamentos (com a professora Sara Nállia).
2ª série do Ensino Médio – produção de “Pôsteres Digitais” com mensagens de alerta e de alternativas para um mundo mais sustentável e “Projetos Para Uso de Energia”, partindo dos conceitos de economia doméstica e sustentabilidade (com os professores Maycon Granados e  Iriê Mendes de Souza).  3ª série do Ensino Médio – confecção de um “selo/logo” para a mostra, a partir das reflexões (com o professor Nicholas), e produção de redações (com os professores Sandra Matsumura e Rodrigo Alípio.

Crédito: Divulgação

Leave a Comment